XXVI Domingo do Tempo Comum – Ano A

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 21, 28-32)     

Ideia principal: O discípulo não é aquele que respeita as regras para “dar boa impressão”; é o que cumpre, no concreto da vida, a vontade de Deus

– «Fazer», em oposição a «dizer», é um tema fundamental de Mateus, que ele expressa assim: «Nem todo aquele que diz: “Senhor, Senhor” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus» (Mt 7,21). O «fazer» é «dar fruto», consequência da conversão de vida. Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo, a quem Jesus dirige a parábola, dizem, mas não fazem.

– Que ensina a parábola dos dois filhos, o do “não-que-é-sim” e do “sim-que-é–não”? Na perspectiva de Deus, os intocáveis que se ficam pelas boas intenções, estão longe do Reino. Perto, estão aqueles que acabam por cumprir a vontade do Pai. Os chefes de Israel, disseram “sim” à Lei, mas recusaram o apelo à conversão; ao contrário, muitos pecadores acolheram a proposta do Reino feita por Jesus.

– Há um terceiro filho, que não é “sim e não”, nem “não e sim”… Esse Filho, é o Filho: Jesus Cristo. Não foi um “sim “ e um “não”, mas unicamente um “sim”. Ele – e Sua Mãe Santíssima, a Senhora do “sim” – sempre disse: «Sim, ó Pai, porque isso foi do Teu agrado». Na escola de Maria, corrijamos tantos “não” que temos dito… e aprendamos com a Mãe o “sim” de Jesus!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Jesus, amigo dos pecadores! Pelo amor mudas o coração daqueles que, andando longe, acabam por aceitar o Evangelho e aderir ao Reino. Que o Teu amor e a força da Tua Palavra me alcancem a graça da conversão, para ser capaz de conjugar o verbo «fazer» na primeira pessoa do singular… Dá-me ouvidos para escutar, olhos para ver o que há para fazer e ânimo para fazer o que devo fazer! Amem.

EVANGELHO – Mt 21, 28-32

Naquele tempo, disse Jesus

aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo:
«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos.
Foi ter com o primeiro e disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’.
Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’.
Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho
e falou-lhe do mesmo modo.
Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’. Mas de facto não foi.
Qual dos dois fez a vontade ao pai?»
Eles responderam-Lhe: «O primeiro».
Jesus disse-lhes:
«Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida
irão diante de vós para o reino de Deus.
João Baptista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça,
e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram.
E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele».