Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 16, 1-7)
Ideia principal: As mulheres discípulas de Jesus, que vigiaram com Maria, do sepulcro vazio entraram no Mistério que as fez passar da morte à vida.
– Os Evangelistas não apresentam um relato da Ressurreição unificado, o que joga a favor da autenticidade do facto… Se a sua intenção fosse fazer passar uma mentira, teriam tido mais cuidado, evitando divergências – que não são contradições… – na redacção. Além disso, não se lembrariam de apresentar as mulheres como testemunhas, já que entre os judeus, o seu testemunho não tinha valor.
– «… a pedra já fora revolvida; e era muito grande». A pedra da morte, só Deus a pode mover… As mulheres viram a pedra rolada e também «viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma túnica branca». O branco, é a cor celeste; sentado, indica autoridade para falar; a direita, é o lado favorável, traz por certo boas notícias… Que boas notícias traz, com autoridade, aquele enviado do Céu?- – «Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ressuscitou: não está aqui». Aqui está o sepulcro. Mas o sepulcro pouco importa… O que importa é Jesus, o Vivente! E Ele encontra-Se algures, não aqui, no sepulcro. «Ele vai adiante de vós para a Galileia». Isto é, para a própria terra donde viestes para visitar o Seu sepulcro. Ide dizer aos seus discípulos. Voltai todos para lá: “Lá O vereis!”.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Maria, minha Mãe, naquela noite estiveste de vigia com as mulheres discípulas do Teu Jesus. Porque vigiaste com elas, elas não perderam a fé nem a esperança. Mal o sol raiou, correram ao sepulcro levando perfumes e o coração perfumado de amor. O sepulcro estava vazio e elas, curiosas, entraram. Na verdade, onde entraram foi no Mistério que as fez passar da morte à vida. Mãe, vigia também comigo! Amem.
Evangelho – Mc 16, 1-8
Depois de passar o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé
compraram aromas para irem embalsamar Jesus.
E no primeiro dia da semana, partindo muito cedo, chegaram ao sepulcro ao nascer do sol.
Diziam umas às outras: «Quem nos irá revolver a pedra da entrada do sepulcro?».
Mas, olhando, viram que a pedra já fora revolvida; e era muito grande.
Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma túnica branca,
e ficaram assustadas.
Mas ele disse-lhes: «Não vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado?
Ressuscitou: não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado.
Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia.
Lá O vereis, como vos disse».