Leitura da Profecia de Miqueias (Miq 5,1-4ª)

Ideia principal: O mundo novo é um dom do amor de Deus, construído e acolhido nos corações dos homens.

– O profeta Miqueias viveu e exerceu o seu ministério em Judá, nos sécs. VIII/VII a.C.. A sua terra natal (Moreset Gat) está rodeada de fortalezas militares, onde abundam os funcionários reais que, em complot com os latifundiários, invocando a protecção de Deus e as tradições de Israel, exploram sem escrúpulos e exercem violência sobre os habitantes da região, na sua maioria, pequenos agricultores.

– Neste contexto de injustiça e de sofrimento – portanto, de frustração e de desânimo – o profeta anuncia que Jahvé intervirá para libertar o povo. Isso sucederá na altura em que der à luz aquela que há-de ser mãe.

– O enviado por Deus, de descendência davídica, sairá de Belém-Efratá, pequena entre as cidades de Judá, para restaurar esse tempo de paz, de justiça e de abundância que o Povo de Deus conheceu na época do rei David. A pequenez e a simplicidade são o húmus, o terreno fértil, onde germina e se desenvolve a obra divina. Esta conotação de humildade passa do lugar do nascimento à Mãe: … olhou a humildade da Sua serva. O olhar de Deus não é como o dos homens… O homem fica-se pelas aparências, o Senhor perscruta o coração!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, amigo dos homens! Continuas a preocupar-Te comigo e com cada um dos meus irmãos… Aquele que Miqueias anuncia, é Jesus que veio para construir um reino de paz e de amor no coração daqueles que, como Maria, dizem SIM e O acolhem. Quero aprender com Maria! Que a paz, a sabedoria e a força… inundem os corações de todos neste Natal, transformando a violência em amor. Vinde, Senhor Jesus!

LEITURA I – Miq 5,1-4a

Eis o que diz o Senhor:
«De ti, Belém-Efratá,
pequena entre as cidades de Judá,
de ti sairá aquele que há-de reinar sobre Israel.
As suas origens remontam aos tempos de outrora,
aos dias mais antigos.
Por isso Deus os abandonará
até à altura em que der à luz
aquela que há-de ser mãe.
Então voltará para os filhos de Israel
o resto dos seus irmãos.
Ele se levantará para apascentar o seu rebanho
pelo poder do Senhor,
pelo nome glorioso do Senhor, seu Deus.
Viver-se-á em segurança,
porque ele será exaltado até aos confins da terra.
Ele será a paz».