Solenidade da Epifania do Senhor – Ano C

Leitura da Profecias de Isaías (Is 60,1-6)

Ideia principal: A luz de Jahwéh alegrará Jerusalém e atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

– A primeira leitura da Solenidade da Epifania integra o “Trito-Isaías” ou “Terceiro Isaías” (cap. 56-66 do Livro de Isaías), que, na opinião da maioria dos estudiosos, é uma colectânea de textos de vários autores, redigidos ao longo de um arco de tempo entre os séculos VI e V a.C.. Ou seja: após o regresso do exílio da Babilónia, numa Jerusalém ainda muito marcada pelo sofrimento passado e pela pobreza presente.

– A Epifania, que significa manifestação de Deus entre nós e para nós, celebra a chegada dos magos, que, vindos do Oriente, guiados por uma estrela, chegam a Belém, encontram o Menino e Sua Mãe, O adoram e Lhe oferecem presentes. “Pontas” que se vêm do texto de Isaías… canta Jerusalém, a mãe que vê os filhos chegar de longe, por vários caminhos. No texto não falta a luz que desponta, nem os muitos presentes…

– O “sonho” do profeta, foi concretizado quando na cidade começou a brilhar a luz de Cristo… Quem representa Jerusalém? A Igreja. É nela que resplandece a luz de Cristo. Por vários caminhos, a humanidade se orienta para uma única meta, cada um traz consigo a riqueza da sua cultura. O que não presta deverá ficar pelo caminho. Mas tudo o que é belo, bom nobre, deve ser confiado a Cristo para ser valorizado.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Gentios todos, onde estiverdes, vinde correndo a Belém! Hoje é o dia da nossa festa! Olhai a estrela que já desponta na nova Jerusalém, a Igreja, minha Mãe! É Jesus, a Luz que brilha nas trevas, seu Senhor e meu Salvador! Jesus, eis o meu ouro, Tu és o meu Rei; eis o incenso da minha vida para oferecer em oblação; eis a mirra que tenho para embalsamar o meu corpo na jubilosa esperança da ressurreição. Amem.

LEITURA I – Is 60, 1-6

Levanta-te e resplandece,
Jerusalém, porque chegou a tua luz
e brilha sobre ti a glória do Senhor.
Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos.
Mas sobre ti levanta-Se o Senhor e a sua glória te ilumina.
As nações caminharão à tua luz
e os reis ao esplendor da tua aurora.
Olha ao redor e vê:
todos se reúnem e vêm ao teu encontro;
os teus filhos vão chegar de longe
e as tuas filhas são trazidas nos braços.
Quando o vires ficarás radiante,
palpitará e dilatar-se-á o teu coração,
pois a ti afluirão os tesouros do mar,
a ti virão ter as riquezas das nações.
Invadir-te-á uma multidão de camelos,
de dromedários de Madiã e Efá.
Virão todos os de Sabá,
trazendo ouro e incenso
e proclamando as glórias do Senhor.