Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jer 1, 4-5.17-19)
Ideia principal: Constituído profeta por Jahwéh, Jeremias não é poupado a inúmeras dificuldades. Porém, a última palavra será sempre de Deus: “não temas, porque Eu estou contigo para te salvar”.
– O texto narra a vocação (eleição, missão e protecção divinas) de Jeremias, o Profeta de Anatot, por volta de 627/626 a.C. (o profeta teria uns vinte anos). É Profeta no reino de Judá, e a sua missão prolonga-se até depois da tomada de Jerusalém pelos babilónios (586 a.C.). O rei, é Josias, sucessor dos ímpios Manassés e Amon, procura eliminar o culto aos deuses estrangeiros, mas enfrenta algumas resistências.
– A propósito e a despropósito, Jeremias denunciou, criticou, demoliu e destruiu, edificou e plantou. A família, os amigos, o povo de Jerusalém, as autoridades, os sacerdotes, marginalizaram-no, perseguiram-no e maltrataram-no. Porém, Deus tomou conta da sua vida, e a paixão pela Palavra de Deus “apanhou-o” de tal forma, que o profeta viveu até ao fim, com a máxima intensidade, a sua missão.
– No Evangelho deste Domingo, o confronto de Jesus com os habitantes de Nazaré que tentam um linchamento popular (espécie de prelúdio da Paixão…), é revelador da mesma incompatibilidade experimentada por Jeremias… Se a Jeremias, exigem que ele diga aquilo que eles querem ouvir, a Jesus, os conterrâneos, querem que ele faça aquilo que eles querem. Mas um e outro permanecem fiéis à missão!
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Pai misericordioso, bendito sejas pelo modo como proteges sempre aqueles a quem chamas e envias. O “caminho profético de Jeremias foi exigente, mas ele confiou sempre na Tua promessa: “não temas, porque Eu estou contigo para te salvar”. Pai Santo, na missão que me confias, torna-me capaz de arriscar, dizendo o que devo dizer e fazendo o que devo fazer, apoiado sempre na certeza da Tua presença. Amem
LEITURA I – Jer 1,4-5.17-19
No tempo de Josias, rei de Judá,
a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
«Antes de te formar no ventre materno, Eu te escolhi;
antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei
e te constituí profeta entre as nações.
Cinge os teus rins e levanta-te,
para ires dizer tudo o que Eu te ordenar.
Não temas diante deles,
senão serei Eu que te farei temer a sua presença.
Hoje mesmo faço de ti uma cidade fortificada,
uma coluna de ferro e uma muralha de bronze,
diante de todo este país, dos reis de Judá e dos seus chefes,
diante dos sacerdotes e do povo da terra.
Eles combaterão contra ti, mas não poderão vencer-te,
porque Eu estou contigo para te salvar».