Em comunicado com data de hoje, os nossos bispos, “em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde”, determinam que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.

O “jejum” da sagrada comunhão pode ser muito útil para a nossa vida espiritual. Deus sempre escreve direito por linhas tortas… Para muitos fiéis a sagrada comunhão não se terá tornado uma rotina? Não será que muitos a consideravam já um direito que podem até reivindicar. Agora, por algum tempo – Deus não permitirá que seja longo… – não vai ser possível comungar, nem participar na santa Missa. Que o “jejum” a todos aproveite!

Por coincidência, na missa que celebrou hoje na igreja da residência de Santa Marta, o Santo Padre disse que “as medidas drásticas nem sempre são boas”, e pediu aos bispos e aos sacerdotes que utilizem o “senso comum” para tomar “medidas que não deixem sozinhos” os fiéis, que devem sentir-se acompanhados pelo consolo dos sacramentos e da oração. Ou seja, o Papa quer que, mesmo em tempo de pandemia, os padres tenham o “cheiro das ovelhas”, permaneçam no meio do seu rebanho. Concluiu, dizendo: “Quero rezar hoje pelos pastores, que devem acompanhar o Povo de Deus, nesta crise. Que o Senhor lhes dê a força e a capacidade de escolher os melhores meios para ajudar”.

Pela minha parte, desejo muito estar próximo de todos e tudo farei para que a nossa Paróquia continue a ser, no “coração” da cidade, um oásis de Esperança! Convido-vos a unirem-se espiritualmente à missa que celebrarei todos os dias, por volta do meio dia. Terei sobre o altar as vossas intenções que, podeis, como é costume, deixar no Acolhimento Paroquial. O Santíssimo Sacramento estará exposto solenemente, na igreja do Sacramento, das 12h30 às 16h45, hora a que darei a bênção.

Na basílica dos Mártires, pelas 15 horas, faremos, todos os dias, a via-sacra, após a recitação do terço da misericórdia. Como é costume, a partir das 17h40, diante do Santíssimo solenemente exposto, rezaremos o Angelus, o terço e será dada bênção. O horário de confissões manter-se-á, não no confessionário, por não ser possível guardar a distância recomendada, mas na capela da Adoração. Convido-vos à “comunhão” espiritual e à recitação frequente da oração editada pelas Paróquias do Chiado, pedindo a Deus o necessário auxílio, intenção da Hora Santa que faremos ao Sábado, das 17h30 às 18h30.

Maria, Mãe da Esperança, pelo vosso Imaculado Coração, rogai por nós, para que esta provação passe, mas enquanto durar a saibamos aproveitar em ordem à vida em plenitude.

Que Deus vos abençoe,

Padre Armando Duarte