XVII Domingo do Tempo Comum – Ano A

Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rom 8,28-30)

Ideia principal: Sobre que valores alicerçamos a nossa vida? Seguir o caminho e a proposta de Jesus é o valor que deve sobrepor-se a qualquer outro.

– Todo o homem nasce ferido pelo pecado dos primeiros pais, realidade que o marca e condiciona (cf. Rom 1,18-3,20); contudo, Deus, cheio de misericórdia, por Cristo, no Espírito Santo, oferece a possibilidade de alcançar a salvação (cf. Rom 3,21-4,25); Paulo refere, no texto que nos é proposto como segunda leitura, que essa oferta Deus (a salvação) não é circunstancial, mas desde sempre está presente nos Seus desígnios.

– A nossa esperança de salvação é firmíssima, porque temos em nós o Espírito Santo que vem em socorro da nossa fraqueza. É verdade que Paulo admite, noutras passagens, a possibilidade de que os homens não se venham a salvar. Se, porventura, isso suceder, não é por falha de Deus, “que concorre em tudo para o bem daqueles que O amam”; mas apenas por uma opção deliberada e estulta do homem resgatado.

– Na segunda parte do trecho (vs 29-30), Paulo elenca as etapas do caminho que leva à salvação: a predestinação eterna, ou seja, a eleição daqueles que desde sempre Deus conhece, a serem filhos; depois o chamamento à aceitação do Evangelho que é anunciado; a justificação, ou seja, a nova capacidade dada pelo batismo; por fim, a glorificação, o momento em que a nova condição de filhos de Deus se manifesta.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Pai Santo, cheio de paciência e rico de misericórdia, Tu me predestinastes a ser filho no Filho. Não só a mim… é dom gratuito aberto a todos aqueles que acolhem o Teu projeto de salvação. Hoje, como criança deslumbrada, ouvi Paulo narrar a história verdadeira do amor de Deus que está a acontecer na minha vida: desde sempre conhecido, já fui predestinado, justificado e glorificado. Por isso Te dou graças! Amem.

LEITURA II – Rom 8, 28-30

Irmãos:

Nós sabemos que Deus concorre em tudo
para o bem daqueles que O amam,
dos que são chamados, segundo o seu desígnio.
Porque os que Ele de antemão conheceu,
também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho,
a fim de que Ele seja o Primogénito de muitos irmãos.
E àqueles que predestinou, também os chamou;
àqueles que chamou, também os justificou;
e àqueles que justificou, também os glorificou.