Leitura da Epístola de São Paulo aos Filipenses (Filip 2, 1-11)
Ideia principal: Cristo, sendo Filho de Deus, fez-Se servo, ensinando-nos o amor, o serviço e a entrega da vida por amor. Os cristãos são chamados por Deus a seguir Jesus e a viver do mesmo jeito.
– Filipos, colónia romana situada na Macedónia setentrional, era, na sua organização, uma espécie de pequena Roma, habitada maioritariamente por veteranos do exército romano que gozavam, eles e os outros filipenses, dos mesmos privilégios dos habitantes das cidades de Itália. Da evangelização de Paulo, resultou uma comunidade cristã viva, piedosa e generosa, mas longe de ser uma comunidade perfeita…
– Os patrícios romanos que integravam a comunidade, eram altivos, isto é, orgulhosos, auto-suficientes, vaidosos… Paulo exorta-os a que vivam unidos, se amem e sejam solidários. Depois confronta-os com o exemplo de Cristo, que desceu ao nosso nível para nos servir, com doçura e humildade. Recorre, para isso, a um hino litúrgico, que cantava a Kenosis (despojamento) de Cristo e a Sua exaltação.
– Jesus não é um servo de Deus a quem o Pai exaltou… Jesus é Deus que Se aniquilou, fazendo-Se servidor dos homens, a fim de lhes alcançar uma vida nova e, depois, de modo singularíssimo, foi exaltado acima de tudo o que existe. A fé na divindade de Jesus não é fruto duma elaboração teológica tardia, pois a epístola foi escrita por volta dos anos 55/56, sendo que este hino litúrgico, nela inserido, é um hino pré-Paulino.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Cristo, que Te humilhaste, obedecendo até à morte de Cruz! Mas o Pai Te exaltou, glorificando a Tua humanidade na Ressurreição e Ascensão; deu-Te o Nome próprio de Deus: Senhor! Ó meu Jesus, Deus e Senhor, invoco-vos com o coração, em uníssono a multidão de todos os crentes em todos os tempos: Meu Senhor! Ao dizê-lo, reafirmo o meu desejo de Te imitar no serviço e entrega aos meus irmãos. Amem.
LEITURA II – Filip 2, 1-11
Irmãos:
Se há em Cristo alguma consolação, algum conforto na caridade,
se existe alguma consolação nos dons do Espírito Santo,
alguns sentimentos de ternura e misericórdia,
então, completai a minha alegria, tendo entre vós os mesmos sentimentos
e a mesma caridade, numa só alma e num só coração.
Não façais nada por rivalidade nem por vanglória;
mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós mesmos,
sem olhar cada um aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros.
Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus.
Ele, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus,
mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo,
tornou-Se semelhante aos homens.
Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais,
obedecendo até à morte, e morte de cruz.
Por isso, Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes,
para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos,
e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.