Leitura do Livro do Génesis (Gn 9, 8-15)

Ideia principal: Deus quer que surja uma nova humanidade, que percorra os caminhos do amor, da justiça, da vida verdadeira. É esta a mensagem do 1º domingo da Quaresma.

Gn 6,1-9,17, narra história de um tsunami que teria eliminado toda a humanidade, exceto Noé e a sua família. O texto situa-nos nessa história, quando já tinha deixado de chover e Noé, já fora da arca, construiu um altar. Confluem nestes capítulos e nos primeiros 11 capítulos do Genesis, tradições, lendas, mitos dos povos de todo o Médio Oriente, dos quais os teólogos de Israel se serviram para transmitir a sua fé.

– As questões histórico-literárias e o estudo das semelhanças das narrações bíblicas com relatos de outras culturas antigas é interessante, e muitos se perdem nesses estudos. Aos cristãos interessa aquilo que diz São Paulo: “Toda a Escritura, divinamente inspirada, é útil para ensinar, argumentar, para corrigir, e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e apto para toda a boa obra” (2 Tim 3,16-17).

– Depois de tanto pecado, Deus faz uma Aliança com os homens, cujo sinal é o arco-íris, símbolo da comunhão entre o céu e a terra, abraço entre Deus e o mundo. Aliança anterior àquela feita com Abraão que terá como sinal a circuncisão. A Aliança com Noé é universal, abraça todos os homens e toda a criação. Uma certeza presente desde as origens: A Salvação gratuita de Deus destina-se a todos os povos!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, misericordioso! Face à fragilidade do homem e ao seu pecado, não o destróis… intervéns para o corrigir, e logo depões o “arco de guerra” e dás uma nova oportunidade, fazendo Aliança! A esta humanidade, altiva em seu pecado, não a destruirás na presente pandemia: dela farás surgir um mundo novo de homens novos, discípulos de Teu Filho, Jesus. Ó Deus, eu Te louvo e bendigo. Amem!

LEITURA I – Gn 9, 8-15

Deus disse a Noé e a seus filhos:
«Estabelecerei a minha aliança convosco,
com a vossa descendência
e com todos os seres vivos que vos acompanham:
as aves, os animais domésticos,
os animais selvagens que estão convosco,
todos quantos saíram da arca e agora vivem na terra.
Estabelecerei convosco a minha aliança:
de hoje em diante
nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio
e nunca mais um dilúvio devastará a terra».
Deus disse ainda:
«Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco
e com todos os animais que vivem entre vós,
por todas as gerações futuras:
farei aparecer o meu arco sobre as nuvens
e aparecer nas nuvens o arco,
recordarei a minha aliança convosco
e com todos os seres vivos
e nunca mais as águas formarão um dilúvio
para destruir todas as criaturas».