Leitura dos Actos dos Apóstolos (Act 10,25-26.34-35.44-48)

Ideia principal: A salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo, e levada ao mundo pelos discípulos, se destina a todos os homens e mulheres, sem exceção.

– A 1ª Leitura de hoje faz parte de uma secção do livro dos Actos dos Apóstolos (cf. 9,32-11,18) cujo protagonista é Pedro. Pedro anuncia a salvação a um gentio, Cornélio, centurião romano do destacamento de Cesareia Marítima, cidade da Palestina onde se passa este episódio. Cornélio faz parte da “coorte itálica”, era justo e temente a Deus. Foi o primeiro pagão admitido, pelo batismo, na comunidade de Jesus.

– Os vv. 34-35 constituem uma pequena parte do discurso de Pedro em casa de Cornélio: Deus não faz aceção de pessoas; em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável. O universalismo intrínseco da Igreja entra em claro confronto com o nacionalismo judaico. O Povo da Bíblia é incapaz de reconhecer aquilo que a Bíblia afirma: Deus é o “Senhor de todos”.

– Os judeus, mesmo os que se converteram a Cristo, estavam convencidos que Deus preferia os descendentes de Abraão a todos os outros homens. Os pagãos poderiam ser considerados cidadãos de segunda, desde que se convertessem, se circuncidassem e aceitassem a Lei. Foi o Espírito Santo, que desceu sobre os pagãos como antes havia descido sobre os apóstolos, que rebentou com esta estreiteza mental.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Oh Deus, que vais sempre no comando e sempre me precedes! Peço-te perdão pelo imobilismo no apostolado, fruto do medo da novidade. Ser “Igreja em saída” não é aventurar-me por terras onde ainda não chegaste… Senhor, que caminhos há que não tenhas já percorrido? Faz-me perceber aquilo que de mim esperas… ao chegar lá, sempre atrasado, Te anuncie, a Ti que já lá estás e há muito me esperas. Amem.

I LEITURA – Act 10,25-26.34-35.44-48

Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio.
Este veio-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés.
Mas Pedro levantou-o, dizendo:
«Levanta-te, que eu também sou um simples homem».
Pedro disse-lhe ainda:
«Na verdade, eu reconheço que Deus não faz aceção de pessoas,
mas, em qualquer nação,
aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável».
Ainda Pedro falava, quando o Espírito desceu
sobre todos os que estavam a ouvir a palavra.
E todos os fiéis convertidos do judaísmo, que tinham vindo com Pedro,
ficaram maravilhados ao verem que o Espírito Santo
se difundia também sobre os gentios,
pois ouviam-nos falar em diversas línguas e glorificar a Deus.
Pedro então declarou: «Poderá alguém recusar a água do Batismo
aos que receberam o Espírito Santo, como nós?»
E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.
Então, pediram-lhe que ficasse alguns dias com eles.