Leitura da Primeira Carta do Apóstolo São Paulo aos Coríntios (1 Cor 12,3b-7.12-13)

Ideia principal: O tema deste domingo é o Espírito Santo, que concede os dons que enriquecem a comunidade, nomeadamente o dom da unidade, e é fonte da vida que a anima.

– A comunidade cristã de Corinto era viva e fervorosa, mas fervilhavam nela os partidos, as divisões, as contendas e rivalidades que perturbavam a comunhão. O contexto do ensinamento de São Paulo é o de uma certa confusão acerca dos carismas, ou seja, dons especiais concedidos pelo Espírito a determinadas pessoas ou grupos para proveito de todos, mas que alguns tinham a pretensão de acolher para proveito pessoal, como se consideravam os “iluminados” e os “escolhidos” de Deus.

– Paulo avança com um critério de discernimento que permite verificar se o carisma concedido vem do Espírito Santo, ou se procede do maligno e, logo, é uim pseudo-carisma…. Quem fala, fá-lo de acordo com a verdadeira fé, afirma o senhorio e a divindade de Jesus? Na profissão da fé, apoia-se em si, na própria sabedoria, na mundanidade, ou no Espírito Santo, nomeadamente nos dons entendimento e da sabedoria?

– Conclui com a comparação do corpo, onde cada membro – cada um diferente do outro – atua em benefício de todo o organismo. Assim na Igreja… O Espírito, no qual todos somos batizados, concede dons diversos a cada um para enriquecimento de todos, por isso fomenta a coesão e dinamiza a fraternidade.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Espírito Santo, és o Amor que une o Pai e o Filho, o Amor que agrega homens e mulheres, tão diferentes na sua cultura, língua e raça, na Igreja minha mãe! Tu os enriqueces com os Teus dons, para que a todos enriqueçam. Ajuda-me, Espírito Santo, a reconhecer os dons que me concedeste e a discernir, em cada dia, a forma de o melhor os fazer render na concretização do projeto do Pai e da edificação do Reino. Amem.

LEITURA II – 1 Cor 12,3b-7.12-13

Irmãos:
Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor»
a não ser pela acção do Espírito Santo.
De facto, há diversidade de dons espirituais,
mas o Senhor é o mesmo.
Há diversas operações,
mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Em cada um se manifestam os dons do Espírito
para o bem comum.
Assim como o corpo é um só e tem muitos membros
e todos os membros, apesar de numerosos,
constituem um só corpo,
assim também sucede com Cristo.
Na verdade, todos nós
– judeus e gregos, escravos e homens livres –
fomos batizados num só Espírito,
para constituirmos um só Corpo.
E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.