Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo (2 Tim 3,14-4,2)
Ideia principal: Através das Escrituras Sagradas, Deus vem ao encontro do homem e indica-lhe o caminho da vida plena, por isso o perscrutar das Escrituras tem um lugar preponderante na experiência cristã.
– A 2ª Leitura da missa, da 2ª Carta a Timóteo, afirma inspiração Divina da Sagrada Escritura: “Toda a Escritura, inspirada por Deus, é útil… (v. 16). Por isso, a Igreja entende e ensina que “todos os livros, tanto do Antigo, como do Novo Testamento, com todas as suas partes, foram escritos sobre inspiração do Espírito Santo, e, por isso, têm a Deus como autor e, como tais, foram confiados à Igreja (Vat II, Dei Verbum,11).
– A exortação de Paulo a Timóteo: “Permanece firme…”refere-se, é óbvio, ao âmbito da fé e da fidelidade à Palavra, mas abarca toda a vida do crente, em todas as circunstâncias; não apenas quando espreitam no horizonte os inimigos declarados e endemoniados; trata-se de permanecer firme, resistir, nos períodos de tranquilidade e de aparente bem estar em que, distraídos, deixamos que inimigo atue na clandestinidade…
– A utilidade da Escritura é descrita através de quatro verbos: “ensinar”, “persuadir”, “corrigir” e “formar”. Fica assim claro que a Escritura é a fonte para toda a formação e educação cristã, para fazer aparecer o “homem perfeito” (3,17). Quem tiver descoberto o tesouro da Palavra de Deus não o deve guardar só para si… Paulo recomenda que se aproveitem todas as ocasiões para anunciar o Evangelho a toda a gente!
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, Verbo encarnado, neste Dia Mundial das Missões uno-me à oração da Igreja por todos os homens e mulheres que vão na vanguarda, evangelizando os gentios “com toda a paciência e doutrina”. Dá-lhes fé, coragem e perseverança. A mim, Senhor, ajuda-me, nesta terra de “pagãos-batizados”, a permanecer firme no que aprendi e aceitei como certo, e assim o transmita a propósito tempo e a despropósito. Amem.
LEITURA II – 2 Tim 3,14-4,2
Caríssimo:
Permanece firme no que aprendeste
e aceitaste como certo,
sabendo de quem o aprendeste.
Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras;
elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação,
pela fé em Cristo Jesus.
Toda a Escritura, inspirada por Deus,
é útil para ensinar, persuadir, corrigir
e formar segundo a justiça.
Assim o homem de Deus será perfeito,
bem preparado para todas as boas obras.
Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo,
que há de julgar os vivos e os mortos,
pela sua manifestação e pelo seu reino:
Proclama a palavra,
insiste a propósito e fora de propósito,
argumenta, ameaça e exorta,
com toda a paciência e doutrina.