Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses (2 Tes 1,11-2,2)
Ideia principal: Os cristãos não se devem deixar manipular por fantasias de fanáticos ou visionários; devem antes glorificar o Senhor dando testemunho do amor que os une.
– Paulo chegou a Tessalónica pelo ano 50. Na sinagoga anunciou com sucesso a novidade cristã, por isso, os judeus, incomodados, sublevaram a multidão e o apóstolo teve de abandonar a cidade. Ficou, contudo, uma comunidade entusiasta e fervorosa, constituída na sua maioria por pagãos convertidos, mas com uma fé frágil, por ter sido escasso o tempo que o apóstolo esteve entre eles. Paulo partiu com essa preocupação…
– Por isso, envia a Tessalónica o seu discípulo Timóteo para encorajar os cristãos… Quando este regressa para junto de Paulo, já em Corinto, dá-lhe boas notícias: a comunidade continua a fazer, com entusiasmo, o seu caminho no seguimento de Jesus. Porém, infiltraram-se nela alguns visionários, anunciando como iminente o fim do mundo e afirmam que este ensinamento lhes foi transmitido pelo próprio apóstolo.
– Sem demora, São Paulo escreve outra carta aos cristãos de Tessalónica, garantindo-lhes a sua oração para que alcancem a graça de permanecer firmes na sua vocação, a fim de ser glorificado neles o Nome de Jesus e que também eles sejam glorificados pela Sua graça. Exorta-os com veemência a que não se deixem enganar por fanáticos que, em vez de anunciar o Evangelho, anunciam as suas visões e vivem de fantasias.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, Tu me chamaste, Tu me animas e dás forças ao longo da caminhada… Tu, assim o creio, me esperas no fim da caminhada. A Tua presença em cada etapa da vida é a iluminação que preciso para discernir o que é certo e rejeitar as alucinações dos visionários e dos fanáticos que sempre surgem no caminho. Por isso, Senhor, ensina-me a perscrutar a Palavra a viver em Ti, numa radical comunhão de vida. Amem.
LEITURA II – 2 Tes 1,11-2,2
Irmãos:
Oramos continuamente por vós,
para que Deus vos considere dignos do seu chamamento
e, pelo seu poder,
se realizem todos os vosso bons propósitos
e se confirme o trabalho da vossa fé.
Assim o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo
será glorificado em vós, e vós n’Ele,
segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Nós vos pedimos, irmãos,
a propósito da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo
e do nosso encontro com Ele:
Não vos deixeis abalar facilmente nem alarmar
por qualquer manifestação profética,
por palavras ou por cartas,
que se digam vir de nós,
pretendendo que o dia do Senhor está iminente.