Domingo XXXII do Tempo Comum – Ano C

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses (2 Tes 2,16-3,5)

Ideia principal: Enquanto esperamos a segunda vinda de Cristo e a vida plena n’Ele, rezemos e procuremos viver em comunhão com o Senhor.

– A 2ª Carta aos Tessalonicenses tem apenas 3 capítulos. O trecho lido neste domingo é a parte final, na qual São Paulo começa por pedir ao Senhor que confirme os tessalonicenses nas suas boas disposições, aproveitando também para corrigir comportamentos, fazer alguns pedidos e exortar a uma fidelidade cada vez maior ao Evangelho de Jesus. Sendo uma comunidade modelo (cf. 1 Tes 1,7-8), há, no entanto, entre alguns dos seus membros, algum fanatismo e ideias erradas no que se refere ao “dia do Senhor”.

– Depois, São Paulo pede orações para a eficácia do apostolado (2 Tes 3,1-5): que rezem por ele, pois são muitas as dificuldades que tem de enfrentar e muitos aqueles que procuram destruir o que ele constrói; que orem também para que a Palavra, que neles produziu excelentes frutos, seja conhecida por todos os homens.

– O apóstolo exorta à oração; e ele próprio reza, dirigindo-se conjuntamente a Cristo nosso Senhor, e a Deus, nosso Pai: o amor de Deus impede que nos percamos enquanto caminhamos, é a bússola que assegura a orientação no caminho que, por vontade de Deus, devemos trilhar; por outro lado, a paciência de Cristo constitui o antídoto contra o cansaço, a fim de permanecermos perseverantes neste tempo de espera.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, Pai Santo, eu Te bendigo pelo dom da fé que me dá este desejo de orientar a minha vida pela Palavra transformadora e libertadora de Jesus. Inspirado no pedido de Paulo aos tessalonicenses, quero ter presentes na minha oração, os padres formadores dos seminários, pelo seu ministério: para que ajudem a formar sacerdotes que façam chegar a todos os povos a proposta de salvação que Cristo veio trazer. Amem

LEITURA II – 2 Tes 2,16-3,5

Irmãos:
Jesus Cristo, nosso Senhor,
e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu, pela sua graça,
eterna consolação e feliz esperança,
confortem os vossos corações
e os tornem firmes em toda a espécie de boas obras e palavras.
Entretanto, irmãos, orai por nós,
para que a palavra do Senhor
se propague rapidamente e seja glorificada,
como acontece no meio de vós.
Orai também, para que sejamos livres
dos homens perversos e maus, pois nem todos têm fé.
Mas o Senhor é fiel:
Ele vos dará firmeza e vos guardará do Maligno.
Quanto a vós, confiamos inteiramente no Senhor
que cumpris e cumprireis o que vos mandamos.
O Senhor dirija os vossos corações,
para que amem a Deus e aguardem a Cristo com perseverança.