Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 37,12-14)

Ideia principal: A vida nova vem pelo Espírito que recriará os corações, fazendo o Povo agonizante entrar num dinamismo de obediência a Deus e de amor aos irmãos.

– Ezequiel é desterrado para a Babilónia com o primeiro grupo de deportados quando, Nabucodonosor, em 597 a.C., conquista Jerusalém, passando a exerce a sua missão profética entre os exilados judeus. A leitura é extraída da 3ª parte da profecia (cap.s 33-48), destinada a consolar os exilados – sem Templo, sem sacerdócio, sem culto – com palavras de esperança: o Deus libertador e salvador não os abandonou.

– Israel está como que reduzido a esqueletos ressequidos empilhados, espalhados ao longo da planície do país dos dois rios (Ez 37,1-3). Ezequiel, “o profeta da esperança”, anuncia aquilo que Deus vai fazer: Jahwéh dará vida àquele montão de ossos, ressuscitará os israelitas para uma vida nova, abrirá os sepulcros onde foram depositados, fará com que saiam dos seus túmulos para os reconduzir à sua terra (vs 12.13).

– Não se trata da ressurreição final (mesmo tendo em conta a expressão: “quando abrir os vossos túmulos”), mas do ressurgimento do povo de Deus. Israel do VI século antes de Cristo não compreenderia um tal anúncio. Trata-se de um símbolo daquilo que vai acontecer: o êxodo, a liberdade, o regresso ao Templo… Hoje, iluminados pelo N.T., no mesmo símbolo vemos uma profecia da ressurreição da carne.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, que tudo podes! Apesar da aridez dos Teus silêncios, nunca abandonarias a Igreja de Teu Filho. Nesta provação que a Igreja vive, em que, como ao Israel deportado, tudo parece sem saída, Tu estás, Jesus está, o Teu Espírito Santo está! Em cada instante da história, sempre me consola a certeza da Tua presença, recriando, transformando, renovando… ó Deus, eu creio, mas aumenta a minha fé! Amem!

LEITURA I – Ez 37,12-14

Assim fala o Senhor Deus:
«Vou abrir os vossos túmulos
e deles vos farei ressuscitar, ó meu povo,
para vos reconduzir à terra de Israel.
Haveis de reconhecer que Eu sou o Senhor,
quando abrir os vossos túmulos
e deles vos fizer ressuscitar, ó meu povo.
Infundirei em vós o meu espírito e revivereis.
Hei de fixar-vos na vossa terra
e reconhecereis que Eu, o Senhor,
o disse e o executarei».