Solenidade da Ascensão – Ano A 2023

Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos (Act 1, 1-11)

Ideia principal: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projeto do Pai, voltou para o Céu, destino de todos os discípulos que, até lá, devem, entre os homens, continuar a missão Jesus.
– O livro dos Actos dos Apóstolos dirige-se a comunidades que vivem na década de 80, cerca de cinquenta anos após a Ressurreição de Jesus. Reina uma certa desilusão… O mundo está igual ao que era e a esperada intervenção vitoriosa de Deus continua adiada. Os Apóstolos dirigem a Jesus a pergunta que a generalidade dos cristãos do final do século I gostaria de Lhe fazer: «É agora que vais restaurar o reino de Israel?».
– Na resposta, Jesus sublinha vinda do Espírito e a missão dos discípulos. Depois da Ascensão – o relato precisa de ser despido da roupagem dos símbolos – surgem de rompante dois homens com um importante dizer, destinado aos Apóstolos e a nós… esforçai-vos por levar a cabo a missão que vos foi confiada: «ser minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra».
– A Ascensão não é o anúncio de uma “ausência”, mas de uma “presença”… Uma presença misteriosa, mas real e tangível. Jesus está presente e com Ele o Espírito Santo! Na força do Espírito, entre o já da Ascensão e o ainda não da Parusia, temos nas mãos o mandato do anúncio do Evangelho da alegria. Cristo está sentado à direita do Pai; mas a Sua Igreja – que nós somos – está no mundo, em missão… uma Igreja em saída!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, hoje é dia de subir contigo… Do Céu me atrais como um íman! Não admira…levaste para o Céu uma natureza humana que, por inteiro, assumiste, para que um dia seja, eu próprio, revestido de um corpo glorioso e participe da Tua glória. Hoje é também o dia em que, de novo, me remetes para a missão… Jesus, enche-me do Espírito Santo, a fim de semear a esperança nos desertos deste mundo. Amem.

LEITURA I – Actos 1,1-11
No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar,
até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo,
as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão,
Se apresentou vivo com muitas provas, aparecendo lhes durante quarenta dias
e falando lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles à mesa,
mandou lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai,
«do Qual disse Ele Me ouvistes falar. Na verdade, João batizou com água;
vós, porém, sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias».
Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?» Ele respondeu lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos
que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo,
que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém
e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra».
Dito isto, elevou Se à vista deles e uma nuvem escondeu O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus Se afastava, apresentaram se lhes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».