Festa da Transfiguração do Senhor – Ano A

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 17, 1-9)

Ideia principal: Jesus é o “Filho bem-amado” do Pai, Aquele que devemos escutar, com o Qual nos devemos comprometer e cuja mensagem devemos viver e anunciar.

– Mateus, Marcos e Lucas, narram o episódio da Transfiguração do Senhor. Apenas João o omite. Qualquer dos sinóticos o insere num contexto que remonta a uma tradição que lhes é anterior, no qual se sucedem a Confissão de Pedro, o primeiro anúncio da Paixão, as exigências do seguimento e a Transfiguração, cuja compreensão pressupõe a sua ligação àqueles acontecimentos ocorridos no início da subida a Jerusalém.

– O Evangelho da Transfiguração é rico em ensinamentos… antes do mais, o rosto de Cristo resplandece a glória de Deus, e, tal como mais tarde, o rosto do Ressuscitado, precisa de tempo para ser reconhecido; constitui uma ajuda à pouca fé de Pedro, Tiago e João, que também hão de testemunhar a Agonia… O peso do sofrimento, como o da glória, perturba… será na Igreja que hão de reconhecer o rosto do Ressuscitado!!!

– Nas Escrituras, o verbo “escutar” não significa apenas ouvir, mas também “obedecer”. A voz do Pai, que se ouve lá da nuvem, dirige-se a Pedro, Tiago e João, mas também aos outros Apóstolos e discípulos, e a nós também. É preciso praticar os ensinamentos de Jesus! Contemplar a visão do Senhor transfigurado, escutar a Sua mensagem, implica, aqui e agora, descer do monte e espalhar a Luz à nossa volta.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Senhor Jesus, o Filho amado! Realizaste o projeto libertador do Pai através da entrega total de Ti próprio por amor aos irmãos. Hoje, na Transfiguração do Tabor, ensinaste a Pedro, Tiago e João – a mim também… – que uma vida entregue, mesmo quando acaba na Cruz, não é uma vida fracassada. Senhor, saiba eu viver servindo, para que, no final do caminho, alcance a vida plena que puseste ao nosso alcance. Amem.

EVANGELHO – Mt 17, 1-9

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão
e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles:
o seu rosto ficou resplandecente como o sol
e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele.
Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui!
Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».
Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra
e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado,
no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O».
Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito.
Então Jesus aproximou-se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais».
Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus.
Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem:
«Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».