2º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura da Primeira Carta aos Coríntios (1 Cor 6,13c-15a.17-20)

Ideia principal: O cristão, chamado a colaborar na concretização do projeto de Deus no mundo e na História, deve viver de forma coerente a sua fé: a Cristo pertence, com Ele vive e com Ele caminha.

– Corinto, era a capital da Província romana da Acaia. Com 2 portos marítimos, era uma cidade de contrastes: dos 500.000 habitantes, 2/3 eram escravos… A ostentação contrastava com a miséria da maioria. Da pregação de Paulo, resultou uma promissora comunidade desafiada pelo ambiente de libertinagem sexual em torno do templo de Afrodite e pelos milhares de marinheiros que se cruzavam na cidade…

– Na 1ª Carta aos Coríntios, Paulo aborda sucessivamente várias questões concretas referente à Igreja de Corinto, o que permite fazer uma leitura parcelada, distribuída pelos 3 anos do ciclo litúrgico. As leituras do Ano B, são tiradas dos caps 6 a 10. No cap. 6º, Paulo apresenta um ensinamento sobre a santidade do corpo humano: a pertença a Cristo não é apenas espiritual; compromete todo o ser do cristão, alma e corpo.

– Querer pertencer a Cristo e, ao mesmo tempo, permitir que o seu corpo ande “à rédea solta”, é a contradição da impureza… Paulo afirma que o corpo é “membro de Cristo” e “templo do Espírito Santo”, daí que o cristão não deva fazer o que não deve, pois, o seu corpo, em boa verdade, já não lhe pertence: está submetido a Deus, sobretudo desde que foi resgatado pelo sacrifício redentor de Jesus Cristo.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, o culto que Te é agradável, não passa pela prática de um conjunto de ritos externos, mais ou menos solenes, mas sim pelo compromisso de vida com Jesus por quem vivo e a quem sirvo. Por Ele, no batismo, me tornei um Homem Novo, capacitado para dar glória a Deus, através da manifestação, por obras e por palavras, dessa vida nova em Jesus, meu Senhor e meu Redentor. Louvado seja Ele, que me recriou! Amem.

LEITURA II – 1 Coríntios 6,13c-15a.17-20

Irmãos:
O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor,
e o Senhor é para o corpo.
Deus, que ressuscitou o Senhor,
também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo?
Aquele que se une ao Senhor
constitui com Ele um só Espírito.
Fugi da imoralidade.
Qualquer outro pecado que o homem cometa
é exterior ao seu corpo;
mas o que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.
Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo,
que habita em vós e vos foi dado por Deus?
Não pertenceis a vós mesmos,
porque fostes resgatados por grande preço:
glorificai a Deus no vosso corpo.