Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 12,3b-7.12-13)
Ideia principal: Os dons do Espírito Santo enriquecem a comunidade e fomentam a unidade. Por isso, não são dados para benefício pessoal, mas para estarem ao serviço de todos.
– O trecho da 1ª Carta aos Coríntios que escutámos como 2ª Leitura da Missa do dia de Pentecostes, tem como “pano de fundo” o modo como os cristãos de Corinto entenderam o ensinamento de Paulo sobre os carismas… da religião grega tradicional, conheciam os oráculos e certos rituais pelos quais os crentes se “fundiam” com as divindades. Daí terem confundido os carismas cristãos com aquelas práticas pagãs.
– Esse mau entendimento teve consequências na comunidade…Alguns consideravam-se a si próprios “escolhidos de Deus”, apresentando-se como “iluminados”, mensageiros incontestados das coisas divinas, assumindo atitudes autoritárias e desprezando os que não tinham sido dotados com esses dons. Estes eram considerados “cristãos de segunda”, limitados a um lugar subalterno no contexto comunitário.
– Paulo intervém… avança o principal critério: os “carismas” são apenas concedidos a quem acredita que Jesus é Senhor, isto é, que Jesus é Yahwéh. Depois ensina que carismas, ministérios e operações se referem aos mesmos dons de Deus em favor da edificação da Igreja. Variados, provêm de uma única fonte: o mesmo Espírito; têm uma só finalidade: o serviço de Cristo; têm uma a mesma natureza: o modo como Deus age.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Cristo, “Cabeça” do corpo que é a Igreja: Tu és a cabeça, nós os membros! Todos fomos batizados num único Espírito e todos bebemos da Vida que nos vem desse único Espírito que distribui os Seus dons para a coesão do Corpo de Cristo. Senhor, livra-me da tentação de reivindicar algum dom; mas saiba eu acolher aqueles que procedem do Espírito: para glória do Pai, para o Teu serviço e edificação da Tua Igreja. Amem.
LEITURA II – 1 Coríntios 12,3b-7.12-13
Irmãos:
Ninguém pode dizer: «Jesus é o Senhor»,
a não ser pela ação do Espírito Santo.
De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo.
Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Em cada um se manifestam os dons do Espírito
para o bem comum.
Assim como o corpo é um só e tem muitos membros,
e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo,
assim também sucede com Cristo.
Na verdade, todos nós
– judeus e gregos, escravos e homens livres –
fomos batizados num só Espírito,
para constituirmos um só Corpo.
E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.