Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 2, 13-18)
Ideia principal: A “Lei de Moisés” contribuiu para defender Israel do paganismo, mas Jesus estabeleceu a paz por meio da Sua Cruz; agora, judeus e gentios são chamados à mesma Salvação em Cristo.
– Grande cidade, Éfeso, situada numa das principais rotas comerciais e religiosos do mundo greco-romano, com cerca de 250.000 habitantes. Paulo permaneceu lá uns 2 anos (cf. At 19,10). Pela fervorosa e viva comunidade que nasceu da sua pregação, o Apóstolo nutria um especial afeto, que a presente Carta não reflete, o que faz que alguns ponham em causa a sua autoria paulina. A maioria, que não duvida ser Paulo o autor da Carta, pergunta-se: “prisioneiro por causa do Evangelho”, como se apresenta (cf. Ef 4,1), tê-la-á escrito do cativeiro de Roma ou de Cesareia Marítima? A Carta aos Efésios é uma síntese da teologia paulina, que Paulo redigiu numa altura em que sentia ter terminado a sua missão apostólica na Ásia.
– Embora endereçada aos efésios, a Carta tem como destinatários os cristãos das diversas comunidades da Ásia Menor. Aqueles que “estavam longe”, por não fazerem parte do povo eleito, Israel; mas agora “estão perto” pela sua pertença a Jesus, que aboliu a Lei que prescrevia esta divisão entre Israel e os gentios.
– Judeus e gentios, até agora separados, tornam-se um só povo ao participarem da mesma salvação alcançada por Jesus: Ele é “a nossa paz”! Na nova economia da salvação, continua “longe” quem não aceita acolher o Dom do Pai, o Espírito Santo; n’Ele, é-nos dado viver como homens novos, plasmados em Jesus.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Jesus, Tu anulaste a Lei que estabelecia a divisão entre uns e outros… a uns e outros deste o mesmo Pai que a todos unge no mesmo Espírito… a uns e outros anunciastes a Paz! Foste até ao fim para que uns e outros fossem um só, nesta casa comum, o mundo. Mas ainda há muros que não caíram, impedindo o encontro de uns e outros. Sou Teu discípulo… conduz-me pelos caminho da comunhão e da Paz! Amem.
LEITURA II – Efésios 2,13-18
Irmãos:
Foi em Cristo Jesus que vós, outrora longe de Deus,
vos aproximastes d’Ele, graças ao sangue de Cristo.
Cristo é, de facto, a nossa paz.
Foi Ele que fez de judeus e gregos um só povo
e derrubou o muro da inimizade que os separava,
anulando, pela imolação do seu corpo,
a Lei de Moisés com as suas prescrições e decretos.
E assim, de uns e outros,
Ele fez em Si próprio um só homem novo,
estabelecendo a paz.
Pela cruz reconciliou com Deus
uns e outros, reunidos num só Corpo,
levando em Si próprio a morte á inimizade.
Cristo veio anunciar a boa nova da paz,
paz para vós, que estáveis longe,
e paz para aqueles que estavam perto.
Por Ele, uns e outros podemos aproximar-nos do Pai,
num só Espírito.