20º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 5,15-20)

Ideia principal: Deus acompanha a par e passo a caminhada dos seus filhos e filhas que, por sua vez, devem despertar da sonolência de uma vida fácil e viver de forma empenhada o seguimento de Cristo.

– Em Éfeso, considerada a segunda cidade do Império romano, logo a seguir a Roma, dotada de um importante porto de mar e famosa pelo templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo, Paulo, que lá permaneceu mais de 2 anos no decurso da 3ª viagem missionária, ensinou “na escola de Tirano” (At 19,9); da sua pregação nasceu uma comunidade cristã fervorosa, à qual se dirige agora a partir do cativeiro.

– Continuamos, neste domingo, na “exortação aos batizados”. Paulo não se poupa nas exortações visando uma vida cristã autêntica por parte dos seus ouvintes dispostos a deixar a vida pagã e a seguir Jesus. A Liturgia omite as listas dos vícios reprováveis, como os que constam nos vv.3-5, e insiste nos aspetos positivos e naquelas atitudes, como a imprudência e a ociosidade que favorecem as ocasiões de pecado.

– Não se trata apenas de evitar a ociosidade e o desperdício do tempo… aproveitai bem o tempo, diz Paulo; quase sugere: “comprai o tempo”, pois é algo precioso dado por Deus, que começa a escassear e, de repente, pode desaparecer. Aqueles que arranjam justificações para malbaratar o tempo, são néscios; sábio é aquele que, não obstante as dificuldades, não desanima e sabe aproveitar o tempo presente (v.16).

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Como eleitos de Deus! Bendito sejas, ó Deus, que tanto nos queres. Livra-nos do vinho que, morde como uma serpente, pica como uma víbora e leva à insensatez (cf. Pr 23,30-32). Livra-me, Senhor do “vinho”: da mundanidade, do desregramento, da ociosidade… Viva eu animado pelo Espírito, fazendo da vida um culto que Te seja agradável, com salmos, hinos e cânticos espirituais. Senhor, Tu és a minha alegria! Amem.

LEITURA II – Efésios 5,15-20

Irmãos:
Vede bem como procedeis.
Não vivais como insensatos, mas como pessoas inteligentes.
Aproveitai bem o tempo, porque os dias que correm são maus.
Por isso não sejais irrefletidos,
mas procurai compreender qual é a vontade do Senhor.
Não vos embriagueis com o vinho, que é causa de luxúria,
mas enchei-vos do Espírito Santo,
recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais,
cantando e salmodiando em vossos corações,
dando graças, por tudo e em todo o tempo, a Deus Pai,
em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.