Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 1, 29-39)

Ideia principal: O projecto de Deus para o homem não é um projecto de morte, mas de vida verdadeira, de felicidade sem fim.

-Na casa de Pedro, encontra doente a sogra de Pedro… Jesus tomou-a pela mão e levantou-a. “Kratéô”, o mesmo verbo que no AT serve para dizer a protecção de Deus; e “êgeirô”, o verbo da ressurreição. E ela começou a servi-los… É uma das sete mulheres que nos Evangelhos servem Jesus e os outros, figura da comunidade cristã gerada, protegida, guardada e edificada por Jesus no lugar seguro da casa de Pedro.

– Trazem a Jesus todos os doentes e possessos da cidade e Ele cura-os… Jesus faz -Se presente, abraça e toca as feridas que nos assustam e limitam. A cidade inteira ficou reunida diante da porta … sim, Jesus é a porta que dá acesso à vida, o remédio para a dor e a limitação. O sofrimento desafia a nossa a fé, mas quem crê de verdade, deixa que o Ressuscitado o toque e cure. De manhã, muito cedo, num sítio ermo, começou a orar…

– É o intervalo necessário na dinâmica da missão que continua…Todos procuram Jesus, todos precisam de sentir a Sua mão, ouvir as Suas palavras, tocar o Seu manto… e Jesus avança e vai a outros lugares, porque foi para isso que Eu vim. Com Jesus, vão também os desassossegados do Reino, os que escutam as periferias, os que descobrem a sede do irmão, os que não têm medo de tocar o outro, os que partem para servir e são fermento.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Homem de Deus, Apóstolo e Médico… Oh meu Jesus! Ensina-me a prioridade da oração. Tu és resposta de Deus à dor dos corações destroçados, a quem tocas, Tu libertas dos males físicos, psíquicos e espirituais! Liberta-me e envolve-me no fogo do entusiasmo pela Verdade, para que me torne voz da Tua Palavra. Cura as chagas do meu pecado e regenera-me, para que seja anúncio da tua misericórdia! Amem.

EVANGELHO – Mc 1, 29-39

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João,
a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre
e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a.
A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde,
já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos
e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas,
que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios.
Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam qual Ele era.
De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu.
Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar.
Simão e os companheiros foram à procura d’Ele
e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram».
Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas,
a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim».
E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.