Evangelho segundo São Marcos (Mc 1, 12-15)
Ideia principal: A conversão é, antes de mais, “acreditar na Boa Nova”. A Boa Nova da manifestação, em Jesus, do verdadeiro rosto de Deus, a fonte absoluta do Amor.
– Baptizado no Jordão, Jesus foi ungido pelo Espírito Santo, o puro amor entre o Pai e o Filho. Vai para o deserto, lugar para o diálogo de um imenso amor. Precisamos de ir ao deserto com Jesus curar-nos das distracções que nos bloqueiam a visão e a escuta! Precisamos tanto de aprender a ver e a escutar!
– Novamente o deserto, novamente quarenta dias… Em Jesus, o Filho amado, tudo começa… o mundo novo está a surgir! Jesus, que era tentado por Satanás, vence a tentação pela Sua fidelidade. Tudo aquilo que deturpa a nossa visão e a nossa escuta deve submeter-se à Palavra que salva.
– “Cumpriu-se o tempo”… O tempo de Deus é fecundo! E é agora. Não atiremos para um futuro impreciso a alegria de Lhe dizer “sim”. O arrependimento que Jesus pede é deixarmos que a Palavra de Deus seja o critério das nossas vidas de tal forma as nossas vidas dela se tornem um testemunho credível. Acreditar no Evangelho é tornar-se Evangelho!
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, peregrino do deserto, leva-me conTigo neste tempo de graça: Ensina-me a sedução do Espírito que impele, inspira e desinstala; ensina-me a discernir as constantes tentações para, a tempo, as possa repelir. Senhor Jesus, leva-me conTigo na areia do meu deserto, atrai-me na brisa dos encantos… Senhor Jesus, torna-te presente no meu deserto, e dá-me a graça de acreditar no Evangelho! Amem.
EVANGELHO – Mc 1,12-15
Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.
Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás.
Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O.
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia
e começou a pregar o Evangelho, dizendo:
«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus.
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».