Leitura da Profecia de Daniel (Dan 12, 1-3)
Ideia principal: Diz o ditado: “Nenhuma noite é tão longa nem tão escura que não acabe com a aurora de um novo dia”. Deus, Senhor da história, vai mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim.
– O Livro de Daniel foi escrito em 164 a.C., no reinado do tirano Antíoco Epifanes IV, para encorajar os judeus piedosos a resistir à helenização da Palestina, ocupada pelos seleucidas. Os sábios que brilharão como estrelas por toda a eternidade, referidos no texto de hoje, são os heroicos Eleazar, Judas Macabeu e os sete jovens seus filhos. Deram a vida por amor, ensinando, na prática, a forma de vencer os violentos.
– A primeira Leitura, tal como o Evangelho deste Domingo (Mc 13, 24-32), utilizam uma linguagem apocalíptica, ou seja, através de imagens misteriosas compreensíveis aos seus destinatários, anunciam uma mensagem de esperança: A salvação virá de Deus, trazida por Miguel, chefe dos Anjos, protector de Israel.
– Essa intervenção iminente de Deus não atingirá somente aqueles que ainda caminham na história; Deus irá, também, ressuscitar os que já morreram, a fim de lhes dar o prémio pela sua vida de fidelidade ou o castigo pelas maldades que praticaram – os que dormem no pó da terra acordarão, uns para a vida eterna, outros para a vergonha e o horror eterno (v.2). Embora sem dados muito concretos e sem definições muito claras, começa aqui a esboçar-se a teologia da ressurreição.
Rezar a partir da Palavra
Senhor, através desta linguagem cifrada usada por Daniel, fica-me a certeza da Tua presença a convicção de que, em Ti, triunfarão os que não transigirem com os valores efémeros. Senhor, que eu seja uma pessoa alegre e confiante, já que, em Ti, Aquele que protege, que cuida e que ama cada um dos seus filhos, eu confio! Que eu seja neste mundo tão cheio de sombras, testemunha da esperança! Amem.
LEITURA I – Dan 12, 1-3
Naquele tempo, surgirá Miguel,
o grande chefe dos Anjos,
que protege os filhos do teu povo.
Será um tempo de angústia,
como não terá havido até então,
desde que existem nações.
Mas nesse tempo, virá a salvação para o teu povo,
para aqueles que estiverem inscritos no livro de Deus.
Muitos dos que dormem no pó da terra acordarão,
uns para a vida eterna,
outros para a vergonha e o horror eterno.
Os sábios resplandecerão como a luz do firmamento
e os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justiça
brilharão como estrelas por toda a eternidade.