Leitura do Livro do Profeta Zacarias (Zac 12, 10-11; 13,1)
Ideia principal: Jesus o messias de Deus, realiza a libertação dos homens através do dom da vida; São João (Jo 19,37), identifica a misteriosa figura profética de que fala Zacarias, com o próprio Cristo.
– Zacarias, filho de Baraquias (cfr. Zac 1,1.7), é um Profeta do pós-exílio, preponderante na reconstrução do Templo (por volta de 520 a.C.). Porém, os versículos que hoje escutámos (12, 10-11; 13, 1), são um conjunto de oráculos sobre um rei/messias que instaurará o reino ideal e um pastor que virá apascentar o rebanho de Deus, atribuídos a um deutero-Zacarias que, e, pelo contexto, serão do séc. III a.C.
– Quem é este trespassado, justo e inocente? Pela sua acção, deu-se a efusão de um espírito de piedade e de súplica sobre a casa de David, e, por essa efusão, mesmo aqueles que o trespassaram, transformados por dentro, se colocam na órbita de Deus… A alusão a David liga-o à promessa messiânica. João, no IV Evangelho (cf 19,37), verá em Jesus, morto na cruz e trespassado, a concretização desta figura.
– Faz equilíbrio com este texto de Zacarias – ou de um outro Zacarias posterior – o Evangelho (Lc 9, 18-24), que nos confronta com a pergunta de Jesus: “e vós, quem dizeis que eu sou?”. Ele é o messias de Deus, que realiza a libertação dos homens através do amor e do dom da vida. O mártir inocente da Zacarias, cuja entrega trouxe conversão e purificação para todo o povo, é uma profecia do que aconteceu com Jesus.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, o trespassado de Zacarias, traz-me à memória todos os profetas – de ontem e de hoje – a quem a luta pela justiça e pela verdade saiu, acabaram trespassados por causa do seu testemunho incómodo. São profecia e cumprimento do caminho que Tu, meu Jesus, percorreste: o crucificado de coração trespassado! A vida que me destes está nas Tuas mãos, Senhor… Só posso ser discípulo de Jesus, dando a vida! Amem.
LEITURA I – Zac 12, 10-11; 13,1
Eis o que diz o Senhor:
«Sobre a casa de David e os habitantes de Jerusalém
derramarei um espírito de piedade e de súplica.
Ao olhar para Mim, a quem trespassaram,
lamentar-se-ão como se lamenta um filho único,
chorarão como se chora o primogénito.
Naquele dia, haverá grande pranto em Jerusalém,
como houve em Hadad-Rimon, na planície de Megido.
Naquele dia, jorrará uma nascente para a casa de David
e para os habitantes de Jarusalém,
a fim de lavar o pecado e a impureza.