Leitura da Segunda Epístola de São Paulo aos Coríntios (2 Cor 13, 11-13)
Ideia principal: Neste domingo, a Igreja é convidada a contemplar o Deus que é comunhão, que é família e que quer atrair os homens para essa dinâmica de amor.
– A 2ª carta aos Coríntios foi escrita na Macedónia, no ano 56/57, onde Paulo recebeu a visita de Tito, que lhe traz boas notícias de Corinto. O texto lido, é a conclusão da Carta. Uma recomendação, as saudações, e a despedida é feita através de uma fórmula trinitária – que usamos como saudação inicial da missa – em que as três Pessoas divinas – que não são três indivíduos – estão em pé de igualdade. São… três “eu”!
– Uma comunidade onde os irmãos são acolhidos, ajuda na sua santificação. Por isso Paulo recomenda: animem-se uns aos outros, cultivem os mesmos sentimentos, vivam em paz e em comunhão com Deus, que é Amor. Uma comunidade onde estas recomendações são observadas, torna-se, no meio do mundo, imagem viva da vida trinitária. O “ósculo santo” é sinal do amor que une o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
– O mais notável desta carta é, contudo, a fórmula final de saudação, certamente de origem litúrgica. Constitui uma impressionante confissão de fé no Deus trino, nesse Deus que é amor, “família”, comunidade. Ao utilizarem esta fórmula, os cristãos reconhecem-se como membros da “família de Deus”, da qual fazem parte também os outros irmãos. Formam todos, portanto, uma única família, chamados a viver em unidade.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Ó Santíssima Trindade, Deus Amor, Deus Único que é comunhão Pessoas, eu Te adoro! Inabitais em mim, Trindade Santa, desde o meu batismo, mas hoje vislumbro como nunca o fim desta peregrinação: contemplar-Te, ó Deus, nesse dinamismo de Amor entre o Pai, o Filho e o Espírito; pertencer eternamente à família trinitária… “Eia, pois, alma formosíssima entre todas as criaturas”! Amem.
LEITURA II – 2 Cor 13, 11-13
Irmãos:
Sede alegres, trabalhai pela vossa perfeição,
animai-vos uns aos outros,
tende os mesmos sentimentos,
vivei em paz.
E o Deus do amor e da paz estará convosco.
Saudai-vos uns aos outros com o ósculo santo.
Todos os santos vos saúdam.
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus
e a comunhão do Espírito Santo
estejam convosco.