XIX Domingo do Tempo Comum – Ano A

Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rom 9, 1-5)

Ideia principal: Deus é Senhor da história, também da história de cada homem e de cada mulher a quem oferece a salvação como oportunidade que não se deve perder.

– Temos seguido desde há 10 domingos, através de trechos selecionados, a catequese de São Paulo sobre a salvação: apesar do pecado que atinge todos os homens e, também, a criação, Deus, na sua bondade, oferece gratuitamente a todos os homens, através de Jesus Cristo, a salvação. É estranho que a maior parte dos judeus, primeiros destinatários da salvação, a tenham rejeitado… Como explicar esta oportunidade perdida?

– Paulo desabafa a sua tristeza pelo facto dos seus irmãos de raça se excluírem da salvação messiânica. Aceitaria até ser “anátema”, ou seja, ser separado de Cristo, se essa fosse a condição para Israel aceitar salvação que Deus lhe oferece. Trata-se, claro, de uma força de expressão… através dela, o Apóstolo manifesta a sua disposição de suportar os maiores sacrifícios para alcançar a salvação do seu povo.

– A verdade é que já haviam passado 30 anos desde a morte e ressurreição de Jesus sem a atitude daquele povo, do qual nasceu Cristo, tivesse mudado. No meio da sua tristeza, um pensamento consola Paulo: as promessas de Deus são irrevogáveis, e se Ele permitiu o endurecimento do coração de Israel, só pode ser para manifestar a grandeza da Sua misericórdia… final feliz da história de Israel… e da nossa história!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Cristo, Deus bendito, tem piedade de nós! Tem piedade do povo de Israel porque, apesar de todas as manifestações do amor do Pai que experimentou ao longo da sua história, acabou por se fechar à oferta do projeto da salvação; tem piedade de mim, não permitas que me instale nas minhas certezas; antes permaneça atento aos desafios novos que sempre me propões para que não caia numa fé tíbia e medíocre. Amem.

LEITURA II – Rom 9, 1-5

Irmãos:
Eu digo a verdade, não minto,
e disso me dá testemunho a consciência no Espírito Santo:
Sinto uma grande tristeza e uma dor contínua no meu coração.
Quisera eu próprio ser separado de Cristo
por amor dos meus irmãos,
que são do mesmo sangue que eu, que são israelitas,
a quem pertencem a adoção filial, a glória, as alianças,
a legislação, o culto e as promessas,
a quem pertencem os Patriarcas
e de quem procede Cristo segundo a carne,
Ele que está acima de todas as coisas,
Deus bendito por todos os séculos. Amem.