Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rom 11, 13-15.29-32)

Ideia principal: Deus respeita sempre as opções dos homens; mas não desiste de propor a todos os seus filhos, oportunidades novas de acolher a salvação.

– No domingo passado, Paulo desabafou connosco um assunto que muito o entristecia: a rejeição da salvação que Cristo nos alcançou, por parte de Israel, o Povo de eleito de Deus, o Povo da Promessa. Que lhe acontecerá, então? Ficará excluído da salvação? Paulo estaria convencido de que a única saída possível seria Deus rejeitar o Povo que rejeitou a salvação? Era essa a causa da tristeza de Paulo?

– De modo nenhum… Paulo considera que a questão não está encerrada. Mais: a desobediência dos judeus acabou mesmo por facilitar a entrada dos pagãos na comunidade do reino. Se os judeus, na sua maioria, tivessem aderido às propostas de Jesus e aceitado a salvação, nunca permitiriam – exclusivistas e preconceituosos como são – a entrada dos pagãos. “Deus escreve direito por linhas tortas”…

– S. Paulo espera que a sua missão junto aos pagãos, a fim de os levar a Cristo, provoque ciúmes nos judeus… São tantos os frutos do Evangelho entre os gentios, que os judeus também deles hão de querer participar e, então, também Israel reconhecerá Jesus como o Messias anunciado pelos profetas. Esse dia será uma verdadeira ressurreição, um regresso de muitos mortos – o povo judeu – à fé e à vida em Cristo.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus dos caminhos que não são os nossos e dos pensamentos insondáveis! Vence em mim esta pretensão de querer entender e enquadrar o Teu agir numa lógica humana. Tu “escreves direito por linhas tortas”, do mal és sempre capaz de fazer acontecer o melhor bem, aquilo que parece pouco razoável faz parte do Teu projeto salvífico. Que eu aprenda a confiar em Ti, que és o Senhor da História. Amem!

LEITURA II – Rom 11, 13-15.29-32

Irmãos:
É a vós, os gentios, que eu falo:
Enquanto eu for Apóstolo dos gentios,
procurarei prestigiar o meu ministério
a ver se provoco o ciúme dos homens da minha raça
e salvo alguns deles.
Porque, se da sua rejeição resultou a reconciliação do mundo,
o que será a sua reintegração
senão uma ressurreição de entre os mortos?
Porque os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis.
Vós fostes outrora desobedientes a Deus
e agora alcançastes misericórdia,
devido à desobediência dos judeus.
Assim também eles desobedeceram agora,
devido à misericórdia que alcançastes,
para que, por sua vez,
também eles alcancem agora misericórdia.
Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência,
para usar de misericórdia para com todos.