Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 16, 1-7)
Ideia principal: As mulheres conquistaram o seu lugar na Igreja, não arredando pé do Calvário, decididas e corajosas. Não têm de reivindicar aquilo que, por seus méritos, conquistaram.
– Precioso aquele apontamento de Marcos na cena conclusiva da narração da Paixão que escutámos no Domingo de Ramos: «Estavam também ali umas mulheres a observar de longe…» (Mc 15,40). As mesmas que, ao passar o dia de sábado, vão ao sepulcro… Se queremos saber alguma coisa daquilo que aconteceu naqueles dias, temos de lhes ir perguntar… Elas “sabem”, porque “permaneceram”. Permanecer era para elas o mais importante. Ao contrário dos homens, que se puseram em fuga.
– As pequenas divergências – contradições não existem… – dos relatos da ida ao sepulcro ou das aparições do Ressuscitado, feitos pelos evangelistas, nomeadamente pelos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), a liberdade e espontaneidade com que o fazem, são um apreciável sinal da historicidade dos factos.
– No relato de Marcos, Pedro merece uma referência especial do Mensageiro… Depois de anunciar que Jesus Ressuscitou, diz às mulheres; «ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia» O arrependimento de Pedro pela tríplice negação, foi aceite. Fica também a afirmação de que Ele nos precede sempre e, por isso, o nosso lugar, como o das mulheres, é no seguimento de Jesus.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Quem senão Deus, poderia rolar aquela enorme pedra? Senhor Jesus, o Pai não Te deixou ficar na morte… Também para os discípulos as portas da habitação da morte ficaram para sempre escancaradas. Peço-Te hoje pelos novos filhos que hoje nascem na fonte batismal. E por todos os batizados que hoje renovam as promessas batismais. Que eu seja, pelo meu jeito de estar, portador da notícia da Ressurreição. Amem.
EVANGELHO – Mc 16,1-7
Depois de passar o sábado, Maria Madalena,
Maria, mãe de Tiago, e Salomé
compraram aromas para irem embalsamar Jesus.
E no primeiro dia da semana, partindo muito cedo,
chegaram ao sepulcro ao nascer do sol. Diziam umas às outras:
«Quem nos irá revolver a pedra da entrada do sepulcro’»
Mas, olhando, viram que a pedra já estava revolvida; e era muito grande.
Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito,
vestido com uma túnica branca, e ficaram assustadas. Mas ele disse-lhes:
«Não vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado?
Ressuscitou: não está aqui. Vede o lugar onde o tinham depositado.
Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro
que Ele vai adiante de vós para a Galileia.
Lá O vereis como vos disse».