Leitura dos Actos dos Apóstolos (Act 4,8-12 )

Ideia principal: Jesus é o único Salvador, já que “não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos”; Ele é o único pastor que nos conduz à vida verdadeira.

– Depois da cura do paralítico e do discurso de Pedro à multidão, as autoridades judaicas prendem-no a ele e a João. É a reação dos que pretendem perpetuar os sistemas de escravidão e de opressão. A leitura de hoje é a resposta de Pedro ao Sinédrio, presidido pelo Sumo Sacerdote e constituído por 70 membros oriundos das principais famílias, autoridade que superintendia à vida religiosa, jurídica e económica dos judeus.

– Na parte central do discurso, Pedro alude ao salmo 118,2: “Jesus é a pedra que vós desprezastes […] e que veio a tornar-Se pedra angular”; Jesus aplica o Salmo a Si mesmo (cf Mt. 21, 42-44), como uma espécie de parábola a Seu respeito: foi rejeitado pelo povo que O matou; porém, no dia de Páscoa, o Pai foi buscá-lO da sombra da morte e glorificou-O, estabelecendo-O como fundamento da nova construção.

– Pedro conclui o discurso, dizendo que Jesus é a fonte única de onde brota a salvação – não só a libertação dos males físicos, como aconteceu ao coxo, mas a salvação entendida como vida definitiva. O próprio nome de Jesus – Yexúah – significa “Jahwéh salva”. Mesmo os justos que viveram antes da Encarnação, se salvaram pelos méritos de Jesus. Toda a graça depois de Adão chega ao homem por mediação de Cristo.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Jesus, Belo e Bom Pastor, com a Igreja santa e católica Te dou graça por todos aqueles que vivem identificados contigo, servindo com um coração indiviso na edificação da Igreja e na construção de um mundo novo. Que aqueles que queres chamar a uma especial consagração respondam com generosidade. Jesus, que também eu Te sirva com alegria, já que em nenhum outro, só em Ti, há salvação. Amem.

I LEITURA – Act 4, 8-12

Naqueles dias,
Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes:
«Chefes do povo e anciãos,
já que hoje somos interrogados
sobre um benefício feito a um enfermo
e o modo como ele foi curado,
ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel:
É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno,
que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos,
é por Ele que este homem
se encontra perfeitamente curado na vossa presença.
Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes
e que veio a tornar-se pedra angular.
E em nenhum outro há salvação,
pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens,
pelo qual possamos ser salvos».