XIV Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura do Livro da Profecia de Ezequiel (Ez 2,2-5)

Ideia principal: A vocação profética é uma iniciativa de Iahwéh; Ele quer precisar de gente “normal”, com os seus limites e fragilidades, para ser, no meio do povo, a Sua voz.

– Ezequiel, fez parte duma primeira leva de exilados que, em 597 a.C., Nabucodonosor deportou para a Babilónia; já no exílio, em 593 a.C., é chamado a ser profeta. Desde então, até 586 a.C., ano em que os assírios destroem Jerusalém e deportam muitos judeus do reino de Judá, Ezequiel destrói as falsas esperanças dos exilados, que esperavam para breve a libertação. Desde 586 a.C. a 570 a.C., Ezequiel surge como o profeta da esperança junto dos exilados desiludidos com Jahwéh… procura, então, transmitir aos exilados a certeza de que o Deus, salvador e libertador, não os tinha abandonado nem esquecido.

– Ezequiel considera-se um “filho de homem”, expressão hebraica para dizer “homem”, “ser frágil”, “comum mortal”, que põe em contraste a pouquidão humana com a grandeza divina. Jesus há de atribuir-Se a Si este título – ninguém mais assim O chama… – para indicar a aparência humilde com que Se revela.

– Este homem, é escolhido por Deus para uma missão. Não se espera que o profeta realize milagres, prediga o futuro ou faça coisas estranhas…Dele Deus espera uma só coisa: que transmita a Sua palavra! Uns hão de escutá-lo, muitos rejeitarão o que diz… contudo, uns e outros, saberão que há um profeta no meio deles.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, não são seres extraordinários e etéreos aqueles que chamas, antes preferes mulheres e homens frágeis e limitados; as suas qualidades são o que são, mas não são o elemento decisivo; importante mesmo é o chamamento que fazes e a missão que dás. Sinto-me como um “filho de homem”, enviado a um povo rebelde… saiba eu ser, entre aqueles que me confiaste, a voz que indica os Teus caminhos, Senhor. Amem!

LEITURA I – Ez 2, 2-5

Naqueles dias,
o Espírito entrou em mim e fez-me levantar.
Ouvi então Alguém que me dizia:
«Filho do homem,
Eu te envio aos filhos de Israel,
a um povo rebelde que se revoltou contra Mim.
Eles e seus pais ofenderam-Me até ao dia de hoje.
É a esses filhos de cabeça dura e coração obstinado
que te envio, para lhes dizeres:
‘Eis o que diz o Senhor’.
Podem escutar-te ou não
– porque são uma casa de rebeldes -,
mas saberão que há um profeta no meio deles».