Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo aos Romanos (Rom 10, 8-13)

Ideia principal: A salvação não é uma conquista do homem; supõe a conversão a Jesus, e que acolha no seu coração a salvação que, n’Ele, Deus pôs ao alcance de todos, sem qualquer distinção.

– O Santo Padre fez-nos chegar a Mensagem para a Quaresma de 2022, na qual propõe como “ponto de esforço” do caminho quaresmal deste ano, a exortação de São Paulo aos Gálatas: «Não nos cansemos de fazer o bem; […] enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos» (Gal 6, 9-10a). No “Recado” dos domingos da Quaresma propor-vos-ei uma breve reflexão sobre a 2ª Leitura da missa.

– «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração», com esta citação do Deuteronómio (cf Dt, 30, 12-14), começa o trecho da Carta aos Romanos que se lê na missa do 1º Domingo da Quaresma. Para os judeus a salvação está encerrada na Thoráh. São Paulo, vem dizer-nos que a salvação divina é tão acessível a todos, que apenas se exige “crer” que “Jesus é o Senhor”, isto é, professar a fé na divindade de Jesus.

– Não se trata de uma fé fiducial, que não compromete, e, menos ainda de um fideísmo idealista e subjetivo, ou seja, um instável sentimento religioso… é confessar com a boca e acreditar no coração; é professar a fé com os irmãos, unindo a nossa voz à deles, sentirmo-nos com eles um só povo, onde não há distinção de raça, nem de culturas; com o coração, no sentido bíblico – com todo o ser, afeto, inteligência e vontade.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, em Jesus puseste ao alcance de todos a Salvação! Peço-Te que afastes de mim todo o orgulho que sempre leva o homem a fechar-se em si próprio, banindo Deus e os outros da sua vida. Ao contrário, dá-me a simplicidade e a humildade, virtudes que levaram tantos pagãos a aceitar com alegria a salvação que Jesus nos alcançou. Senhor, nesta Quaresma desinstala do meu coração o “fariseu” que lá permanece. Amem.

LEITURA II – Rom 10, 8-13

Irmãos:
Que diz a Escritura?
«A palavra está perto de ti,
na tua boca e no teu coração».
Esta é a palavra da fé que nós pregamos.
Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor
e se acreditares no teu coração
que Deus O ressuscitou dos mortos,
serás salvo.
Pois com o coração se acredita para obter a justiça
e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação.
Na verdade, a Escritura diz:
«Todo aquele que acreditar no Senhor
não será confundido».
Não há diferença entre judeu e grego:
todos têm o mesmo Senhor,
rico para com todos os que O invocam.
Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor
será salvo.