Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo aos Colossenses (Col 1, 15-20)
Ideia principal: Cristo é o centro à volta do qual se constrói a história e a vida de cada crente; se assim for, o amor a Deus e ao próximo há de marcar o ritmo da nossa caminhada para a vida plena.
– Neste e nos próximos três domingos, iremos escutar trechos da Carta aos Colossenses. Paulo, na prisão de Roma (Cl 4,3.10.18), é visitado pelo seu discípulo Epafras, natural de Colossos e fundador da comunidade cristã da cidade, onde Paulo nunca esteve. Colossos era uma cidade da Frígia, situada a uns 200 kms de Éfeso. Esta Carta foi escrita (anos 61 a 63) em virtude das as notícias levadas por Epafras,
– Notícias alarmantes… os colossenses tinham-se deixado seduzir por doutrinas estranhas: o Universo é movido por poderes e espíritos que povoam os Céus, criaturas essas consideradas superiores a Cristo, dotadas duma força misteriosa capaz de condicionar a vida dos humanos. Nada que não aconteça hoje… não há cristãos que recorrem a ritos mágicos porque não superaram ainda o medo dos espíritos maus?
– A Carta começa com um hino a Cristo que sintetiza o conteúdo da Carta. São Paulo ensina a completa supremacia de Cristo sobre toda a Criação porque “por Ele e para Ele tudo foi criado”; supremacia também na ordem da Redenção, já que a humanidade e todas as criaturas foram recriadas pelo “Sangue da Sua Cruz”. E a Igreja – Seu Corpo do qual Ele é a cabeça, é, no mundo, sacramento desta nova ordem no amor.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Cristo Jesus, em Ti reside “toda a plenitude”! Tu comunicas e dás cumprimento à gozosa possibilidade de podermos viver como filhos, inseridos na família de Deus. Cristo Jesus, Tu és o único caminho para a vida plena. Neste mundo, onde não faltam “sábios” que, tal como as pessoas comuns, vivem enredados nas suas falsas soluções, eu jamais me afaste de Ti e saiba anunciar-Te como a única solução! Amem.
LEITURA II – Col 1,15-20
Cristo Jesus é a imagem de Deus invisível,
o Primogénito de toda a criatura;
porque n’Ele foram criadas todas as coisas
no céu e na terra, visíveis e invisíveis,
Tronos e Dominações, Principados e Potestades:
por Ele e para Ele tudo foi criado.
Ele é anterior a todas as coisas
e n’Ele tudo subsiste.
Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo.
Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos;
em tudo Ele tem o primeiro lugar.
Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude
e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas,
estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz,
com todas as criaturas na terra e nos céus.