Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo aos Colossenses (Col 3, 1-5.9-11)
Ideia principal: Não raro, na nossa vida, os bens temporais são ídolos que nos escravizam; renunciemos a eles, para que em nós se manifeste o Homem Novo, que é “imagem de Deus”.
– Estamos na parte moral da Carta aos Colossenses (cf. Col 3,1-4,1)… Não são necessárias, nem o conhecimento dos anjos, nem práticas ascéticas, nem outros rituais que complementem a fé em Cristo… São Paulo procura demonstrar que a fé, entendida como adesão a Cristo e identificação com Ele, basta para chegar à salvação. Importante mesmo, é viver de acordo com essa vida nova que nos enxerta em Cristo.
– Muitos vivem embevecidos com as coisas aqui de baixo, incapazes de contemplar as coisas do alto. Não deve ser essa a atitude do homem novo, regenerado pelo batismo, capacitado para fazer morrer as coisas que trazem em si os germes da morte: prazeres egoístas, paixões doentias, avareza… Há uma necessária rutura com comportamentos do passado, um “agora” para ser vivido com fé, e um futuro de glória.
– Não mintais uns aos outros… Vivemos numa sociedade da evasão, em que as pessoas se iludem umas às outras. O cristão rejeita este jogo do faz de conta. Não deve perder a oportunidade de, a tempo e fora de tempo, propor um horizonte que está para além daquilo que os olhos veem: do gozo desenfreado, do ter, do poder, do saber, do parecer. Uma proposta sem saída neste mercado de futilidades? Paciência…
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, deixaste o mandato: “sede perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito”; e, com ele, a capacidade de o pôr em prática: a graça do batismo! Queres que os batizados formem uma comunidade de homens novos, “imagem de Deus” no mundo. Ó Jesus, saiba eu aproveitar os meios que me fazem forte! Para que, afastando da minha vida os ídolos do homem velho, brilhe em mim a “imagem de Deus”. Amem.
LEITURA II – Col 3, 1-5.9-11
Irmãos:
Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto,
onde Cristo está sentado à direita de Deus.
Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra.
Porque vós morrestes
e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a vossa vida, Se manifestar,
também vós vos haveis de manifestar com Ele na glória.
Portanto, fazei morrer o que em vós é terreno:
imoralidade, impureza, paixões, maus desejos e avareza,
que é uma idolatria.
Não mintais uns aos outros,
vós que vos despojastes do homem velho com as suas ações
e vos revestistes do homem novo,
que, para alcançar a verdadeira ciência,
se vai renovando à imagem do seu Criador.
Aí não há grego ou judeu, circunciso ou incircunciso,
bárbaro ou cita, escravo ou livre;
o que há é Cristo, que é tudo e está em todos.