Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo (1 Tim 6,11-16)
Ideia principal: O “homem de Deus” ama os irmãos, é paciente, cultiva a mansidão, é justo e transmite fielmente a boa nova de Jesus; não vive para si, antes partilha o que é e o que tem com os irmãos
– Lemos hoje 6 versículos do último capítulo da 1ª Carta a Timóteo. “Combate o bom combate da fé”: Paulo compara a vida cristã um combate desportivo, convicto de que a fidelidade a Cristo exige esforço. No caso de Timóteo, a perseverança tem como referência a profissão de fé feita quando foi batizado, ou antes da sua ordenação, ou, talvez, um firme testemunho dado por ele diante das autoridades do Império.
– São Paulo anda preocupado com os “falsos mestres” cegos pelo orgulho, que perdem tempo em discussões vãs e, pior ainda, são apegados ao dinheiro “raiz de todos os males” (cf. 1 Tm. 6, 3-10). Em contraponto, exorta Timóteo a praticar a justiça e a piedade, a fé e a caridade, a perseverança e a mansidão. Virtudes que são coisas do outro mundo? Sim, mas pondo-as em prática já, o Reino dos Céus se antecipa neste mundo.
– O autor situa os seus conselhos na perspetiva da segunda vinda de Cristo, circunstância que lhe inspira a doxologia final, por ele muitas vezes rezada na sinagoga, donde passou para as comunidades cristãs. Um hino a Deus, Uno e Trino, Senhor dos senhores, o único soberano, Aquele que possui a imortalidade, a glória e o poder universal, e nada tem a ver com os falsos deuses, nem com o culto prestado ao Imperador.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, hoje peço-te a especial da conversão para que também eu possa ser um verdadeiro “homem de Deus”: dê testemunho de uma vida coerente, enraizada na fé e no amor aos irmãos; apoiado em Ti, cultive com perseverança a justiça, a piedade, a fé, a mansidão; e conserve “o mandamento do Senhor” – isto é, a verdade da fé que recebi. Rei dos reis e Senhor dos senhores, a Ti a honra e o poder eterno! Amem.
LEITURA II – 1 Tim 6, 11-16
Caríssimo:
Tu, homem de Deus, pratica a justiça e a piedade,
a fé e a caridade, a perseverança e a mansidão.
Combate o bom combate da fé,
conquista a vida eterna, para a qual foste chamado
e sobre a qual fizeste tão bela profissão de fé
perante numerosas testemunhas.
Ordeno-te na presença de Deus,
que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus,
que deu testemunho da verdade diante de Pôncio Pilatos:
guarda este mandamento sem mancha
e acima de toda a censura,
até à aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo,
a qual manifestará a seu tempo
o venturoso e único soberano,
Rei dos reis e Senhor dos senhores,
o único que possui a imortalidade
e habita uma luz inacessível,
que nenhum homem viu nem pode ver.
A Ele a honra e o poder eterno. Amem.