Leitura do Livro de Isaías (Is 2, 1-5)
Ideia principal: O Advento, é um convite à vigilância: caminhar, atento e vigilante, para acolher com prontidão o Senhor que vem. “Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor”, é a exortação de Isaías.
– A observação das caravanas que, nos dias de Festa, vindas de todo o Israel, sobem ao monte do Senhor “entre vozes de alegria e de louvor da multidão em festa” (Salmo 42,5), convergindo para o Templo onde reside Deus, fazem o profeta ver mais longe… uma multidão de povos de todas as raças e nações que, atraídas por Jahwéh, se dirigem ao encontro da salvação de Deus. Assim teve origem este inspirado oráculo.
– A multidão não se dirige ao Templo para oferecer sacrifícios nem incensos, mas para ouvir a Palavra do Senhor, quer aprender os Seus caminhos (v.3). O Profeta anuncia uma paz diferente daquela que o mundo dá, feita de equilíbrio de forças… é a adesão à Palavra que muda os corações. Os que aceitam ser convocada para Jerusalém, – “cidade da Paz” – são gente com um coração novo, capaz de contruir um mundo novo.
– Gente recriada, capaz de coisas novas! Armas e lanças transformadas em relhas de arado e em foices, paz em vez de guerra! (Is 2, 4-5). Este quadro é o reverso de Babel… Então, os homens escolheram o confronto com Deus e a soberba (cf. Gn 11,1-9), e isso conduziu à divisão e à dispersão; agora, aprendem de Deus, decisão que conduz à Paz! Para quando a realização desta profecia? Começa por ti, já hoje!
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor, que mundo este! Quanto estamos longe do mundo que queres para nós… um mundo onde haja justiça, paz, fraternidade. Tu o puseste ao nosso alcance: enviaste-nos Jesus, a Palavra viva que ensina e converte! Falta, por mim falo, que os homens façam a sua parte… Que neste Advento vá ao encontro de Jesus, escute a Sua Palavra e adira à proposta de vida que Ele veio trazer. Ajuda-me, Senhor! Amem.
LEITURA I – Is 2, 1-5
Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e de Jerusalém:
Sucederá, nos dias que hão de vir, que o monte do templo do Senhor
se há de erguer no cimo das montanhas e se elevará no alto das colinas.
Ali afluirão todas as nações e muitos povos ocorrerão, dizendo:
«Vinde, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacob.
Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas.
De Sião há de vir a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor».
Ele será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número.
Converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices.
Não levantará a espada nação contra nação,
nem mais se hão de preparar para a guerra.
Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor.