Leitura do Livro de Isaías (Is 60, 1-6)
Ideia principal: Na Epifania, celebra-se a manifestação de Jesus. a Luz que brilha nas trevas: ilumina a noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra.
– Os capítulos 56-66 do Livro de Isaías, formam o chamado “Trito-Isaías”. Para a maioria dos exegetas, são profecias, não de um só profeta, mas de vários profetas do post-exílio na Babilónia, feitas ao longo de um arco que abrange, provavelmente, os séculos VI e V a.C.. O texto lido na liturgia da Epifania, canta a glória de Jerusalém renovada; a sua visão universalista aplica-se bem à Igreja que é católica, isto é, universal.
– Ao dar-se conta do regresso de alguns dos deportados, o profeta teve um sonho: a reunião em Jerusalém de todos os dispersos de Israel. Porém a realidade foi ainda maior que o sonho… A luz da Páscoa atraiu em direção “ao monte do Senhor”, a Igreja, a comunidade eleita, aberta a todos povos de toda a terra; com ela caminham porque nela veem o sinal do Reino, cuja plenitude aguardamos na segunda vinda de Cristo.
– É estranho… Deus formou um Povo que fosse capaz de reconhecer e acolher Aquele que enviou para nos remir, Jesus nosso Salvador. Porém, os primeiros a reconhecê-lO foram pastores, gente marginalizada; a seguir, os magos, forasteiros que vieram longe. Quanto aos representantes oficiais de Israel, nada… Na verdade, à mesa do Reino não haverá lugar para os que esperam, mas para aqueles que se põem a caminho.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Deus, Pai Nosso, sempre preocupado com a vida e a felicidade de Teus filhos a quem criaste por amor! A Tua fidelidade, Senhor, anima-me e renova-me a esperança… Porém, para Te encontrar, sei que não posso contar com um caminho seguro, perfeito, direto. Desinstalado pela Palavra, devo aceitar o risco, e pôr-me a caminho, guiado pela estrela… como os magos. Saiba eu aprender com eles! Amem.
LEITURA I – Is 60,1-6
Levanta-te e resplandece, Jerusalém,
porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor.
Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos.
Mas sobre ti levanta-Se o Senhor, e a sua glória te ilumina.
As nações caminharão à tua luz
e os reis ao esplendor da tua aurora.
Olha ao redor e vê:
todos se reúnem e vêm ao teu encontro;
os teus filhos vão chegar de longe
e as tuas filhas são trazidas nos braços.
Quando o vires ficarás radiante,
palpitará e dilatar-se-á o teu coração,
pois a ti afluirão os tesouros do mar,
a ti virão ter as riquezas das nações.
Invadir-te-á uma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e Efá.
Virão todos os de Sabá; hão-de trazer ouro e incenso
e proclamando as glórias do Senhor.