Leitura do Livro do Êxodo (Ex 19, 2-6a)
Ideia principal: Para levar a salvação a todos os povos, o Senhor escolheu Israel e constituiu-o no mundo sinal da Sua solicitude. É esta a pedagogia de Deus: atua através daqueles que Ele chama e envia.
– No capítulo 19 começa a 2ª parte do Êxodo, que reúne várias tradições sobre a Aliança – “berit”, vocábulo hebraico que define um pacto entre duas partes, implicando direitos e obrigações recíprocos. Estamos na península do Sinai, “povoada” de montes… Desde o séc. IV d.C., considera-se como sendo o “monte da Aliança” o “Gebel Musah” (“monte de Moisés”), um monte com 2244 metros, situado a sul do Sinai.
– Três meses depois da libertação do Egipto, os israelitas chegaram à península do Sinai onde, em Refidim, graças à oração de Moisés, vencem os amalecitas. Jahwéh aparece a Moisés e, depois de recordar a libertação do Egipto, anuncia que escolheu Israel para uma Aliança… se o Povo for fiel, tornar-se-á Sua propriedade especial, um reino de sacerdotes, uma nação santa, para O honrar e servir entre todos os povos.
– Esta “eleição” não é um privilégio, mas um serviço, que se concretiza numa missão profética: ser um sinal vivo de Deus no mundo. O Novo Israel, fundado por Jesus Cristo sobre o fundamento sólido dos Apóstolos, herdará esta missão. Hoje é a Igreja a depositária das promessas da Aliança entre Deus e a humanidade. Chamada a santificar o mundo deverá, por fidelidade à Aliança, deixar-se iluminar pela Palavra do Senhor.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Deus, Tu nos escolheste e nós, o novo Israel, a Tua Igreja, nascida do Coração do Teu amado Filho, aceitamos “embarcar” na aventura da “Aliança”. Somos um Povo propriedade Tua, reino de sacerdotes, nação santa, com a missão de testemunhar o projeto salvador que tens para todos os povos da terra. Membro da Igreja, pelo Teu Espírito Santo, torna-me, no mundo, um sinal vivo do Teu amor. Amem
LEITURA I – Ex 19,2-6a
Naqueles dias,
os filhos de Israel partiram de Refidim
e chegaram ao deserto do Sinai,
onde acamparam, em frente da montanha.
Moisés subiu à presença de Deus.
O Senhor chamou-o da montanha e disse-lhe:
«Assim falarás à casa de Jacob,
isto dirás aos filhos de Israel:
‘Vistes o que Eu fiz ao Egipto,
como vos transportei sobre asas de águia
e vos trouxe até Mim.
Agora, se ouvirdes a minha voz,
se guardardes a minha aliança,
sereis minha propriedade especial entre todos os povos.
Porque toda a terra Me pertence;
mas vós sereis para Mim um reino de sacerdotes,
uma nação santa’».