Leitura do Primeiro Livro dos Reis (1 Reis 3,5.7-12)
Ideia principal: Quais as prioridades e quais os valores fundamento da nossa existência? Salomão é bom exemplo: percebe e escolhe o que é importante, não se deixando seduzir por valores efémeros.
– A 1ª leitura é do 1º Livro dos Reis que, nos primeiros 10 capítulos, apresenta Salomão como o rei sábio (3,1-5,15), construtor (5,15-9,25) e comerciante (9,26-10,29). Sucedeu ao rei David, que morreu no ano 972 a.C.. Tem consciência das suas responsabilidades, mas, devido à sua juventude, reconhece que é inexperiente. É de Jahwéh que elegeu o Povo do qual ele é rei, que Salomão quer receber a missão.
– Dirige-se a Gabaon, hoje designado por El-Gib, localidade nas redondezas de Jerusalém, onde se situava um importante “lugar alto” (santuário), para pedir a Deus o que precisa para o desempenho da sua função real: a sabedoria. Deus respondeu generosamente à oração de Salomão… já que o jovem rei não pediu vantagens de natureza temporal, deu-lhe um coração sábio, como Salomão pretendia, capaz de bem decidir.
– Mas Deus não se fica pelo que pedimos… A Salomão deu-lhe inteligência e sabedoria e, por acréscimo, riquezas e glória que fizeram dele um rei sem igual: Organizou a divisão administrativa do território legado por seu pai David, dotou-o de grandes construções, entre elas o Templo de Jerusalém, fortificou cidades, incrementou as trocas culturais e comerciais com os outros países, incentivou e apoiou a cultura e as artes.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Deus, que sempre escutas as nossas preces e Te agradaste da oração de Salomão, que não pediu riqueza nem glória, antes Te suplicou as capacidades e as aptidões necessárias para cumprir bem a missão que lhe confiaste como rei de Israel. Senhor, ensina-me a rezar! Faz-me aprender com Salomão a oração que Te agrada… viva eu de acordo coma Tua vontade optando valores eternos, duradouros e essenciais. Amem.
LEITURA I – 1 Reis 3,5.7-12
Naqueles dias,
O Senhor apareceu em sonhos a Salomão durante a noite e disse-lhe:
“Pede o que quiseres”.
Salomão respondeu: “Senhor, meu Deus,
Vós fizestes reinar o vosso servo em lugar do meu pai David
e eu sou muito novo e não sei como proceder.
Este vosso servo está no meio do povo escolhido,
um povo imenso, inumerável, que não se pode contar nem calcular.
Dai, portanto, ao vosso servo um coração inteligente,
para saber distinguir o bem do mal;
pois, quem poderia governar este vosso povo tão numeroso?”
Agradou ao Senhor esta súplica de Salomão e disse-lhe:
“Porque foi este o teu pedido, e já que não pediste longa vida, nem riqueza,
nem a morte dos teus inimigos, mas sabedoria para praticar a justiça,
vou satisfazer o teu desejo. Dou-te um coração sábio e esclarecido,
como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti”.