Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 1, 3-9)

Ideia principal: O Advento é apelo a que vivamos na certeza de que “o Senhor vem”; atentos e vigilantes, acolhemos agora os dons de Deus, penhor dos bens futuros que esperamos.

– No decurso da sua segunda viagem missionária, Paulo chegou a Corinto (anos 50-52), onde, como resultado da sua pregação, se formou uma comunidade cristã viva e fervorosa, constituída por elementos de origem grega, gente humilde, mesclada com alguns judeus. Contudo, o ambiente era adverso… Corinto era um porto marítimo, lá campeava a imoralidade e, sendo uma grande cidade grega, o paganismo helénico estava bem presente. A pouco e pouco muitos voltaram a cair nos vícios da vida passada.

– Paulo não desconhece as fraquezas e as misérias destes cristãos de Corinto, e abordará essas situações ao longo da Carta. Porém, estes versículos iniciais são uma “ação de graças”, em clima de oração e de louvor. Motivo: tantas bênçãos com que Deus nos tem enriquecido em Cristo Jesus, o único Senhor da nossa vida.

– Iniciamos um novo Ano Litúrgico, porventura com o sabor amargo de pecados cometidos por causa da nossa fragilidade. Nada de desânimo! As experiências do passado são convite a estarmos, no presente e no futuro, mais vigilantes e mais desejosos dos dons de Deus, que veem em socorro da nossa fraqueza. Paulo não aponta o dedo… convida os coríntios a serem dóceis aos dons que Deus lhes vai concedendo.

Rezar a Palavra

Ó Deus, através dos dons que nos concedes, Tu vens ao nosso encontro e nos manifestas o Teu amor! Porém, quantos dons são desperdiçados ou, até, aproveitados para a satisfação da nossa vaidade… Nada disso quero, Senhor… esteja eu atento e vigilante para que os dons que acolho da Tua misericórdia, reforcem a minha pertença a Jesus! Promovam em mim a fidelidade ao Evangelho e ao seu anúncio. Amem.

LEITURA II – 1 Coríntios 1,3-9

Irmãos:
A graça e a paz vos sejam dadas
da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Dou graças a Deus, em todo o tempo, a vosso respeito,
pela graça divina que vos foi dada em Cristo Jesus.
Porque fostes enriquecidos em tudo:
em toda a palavra e em todo o conhecimento;
e deste modo, tornou-se firme em vós o testemunho de Cristo.
De facto, já não vos falta nenhum dom da graça,
a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele vos tornará firmes até ao fim,
para que sejais irrepreensíveis
no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus, por quem fostes chamados
à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor.