Solenidade da Ascensão do Senhor – Ano B

Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 1, 17-23)

Ideia principal: Na Ascensão de Jesus vislumbramos a meta… a comunhão com Deus, a Vida definitiva! Esta “esperança” ilumina o horizonte daqueles que são o “corpo” do qual Cristo é a “cabeça”: a Igreja.

– Éfeso era uma grande cidade situada na província de Esmirna, na atual Turquia, conhecida pelas suas escolas filosóficas, pela intensa vida cultural, por ser o principal centro comercial do Mediterrâneo e pelo templo de Ártemis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Paulo evangelizou a cidade na 3ª viagem missionária e lá permaneceu mais de 2 anos, rodeando-se de uma comunidade cristã numerosa e entusiasta.

– O trecho lido é a “Oração da Iluminação” do início da Epístola, escolhida como 2ª leitura da Ascensão porque celebra a exaltação de Cristo, cabeça da Igreja. Paulo pede ao “Pai da Glória”, glória à qual Jesus retorna, que ilumine os cristãos, para que progridam na fé, isto é, no conhecimento do mistério de Deus; que ilumine os seus olhos e os seus corações, para que vivam, desde já, na esperança da glória futura.

– Paulo celebra a exaltação de Cristo: a Sua supremacia coloca-o “acima de todo o nome”; assim é também na Igreja, da qual é não apenas o Senhor, mas a Cabeça; a vocação da Igreja é manifestar a plenitude de Cristo, que se expande e se prolonga nos fiéis que a Ele aderem e são o Corpo (místico) de Cristo. Ele é “Aquele que preenche tudo em todos”, a todos faz chegar a Sua graça, sem a qual ninguém se pode salvar.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Pai Santo, eu Te louvo e bendigo pela incomensurável grandeza do Teu poder! Ressuscitaste Jesus e O colocaste a Tua direita nos Céus, e Lhe deste a supremacia absoluta que Ele exerce também sobre a Igreja e através dela atrai a Si o universo inteiro, até que “seja tudo em todos”. Pai Santo, membro da Igreja, parte “corpo” do qual Jesus é a “Cabeça”, viva eu submetido a Ele; seja Cristo o meu Senhor e meu tudo! Amem.

LEITURA II – Efésios 1,17-23

Irmãos:
O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória,
vos conceda um espírito de sabedoria e de luz
para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso coração,
para compreenderdes a esperança a que fostes chamados,
os tesouros de glória da sua herança entre os santos
e a incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes.
Assim o mostra a eficácia da poderosa força
que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos
e colocou à sua direita nos Céus,
acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania,
acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo,
mas também no mundo que há de vir.
Tudo submeteu aos seus pés e pô-l’O acima de todas as coisas
como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo,
a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos.