Aos Pais que pedem o Baptismo para os seus filhos bébés

Permitam-me que me associe à alegria da vossa família pelo nascimento de um novo membro. Por serdes católicos, pedis para ele o Baptismo à Igreja, que também se alegra muitíssimo com este novo filho.

Normalmente as crianças são baptizadas na Paróquia da residência, não sendo, nesse caso, a celebração onerada de qualquer taxa. Por razões que são vossas, pretendeis que o vosso filho seja baptizado na Basílica dos Mártires, uma das mais belas igrejas de Lisboa. Além da sua beleza, é um templo carregado de História, mandado edificar por D. Afonso Henriques, onde se celebrou o primeiro Baptismo após a conquista cristã da cidade, em 1147.

Hoje em dia, a Basílica dos Mártires partilha a sorte das 17 igrejas edificadas no centro histórico de Lisboa: não tem paroquianos próprios e tem despesas elevadíssimas de conservação e manutenção. Por essa razão pedimo-vos uma taxa de € 100 pela utilização da igreja para a celebração do Baptismo.

Quanto À “Burocracia”, Que Passos Tendes De Dar?

1. No Acolhimento, combinar a data e a hora do Baptismo.

2. Na vossa Paróquia de residência tereis de fazer a preparação necessária e tratar da transferência do Baptismo.

3. De novo aqui, com uns dias de antecedência, tereis de entregar:
- O certificado da transferência emitido pelo Patriarcado;
- As declarações dos párocos dos padrinhos atestando que fizeram a necessária preparação e que estão em plena comunhão com a Igreja
- Tereis ainda de preencher o impresso que nos permitirá ficar na posse dos elementos necessários para lavrar o assento de Baptismo e fazer a entrega dos € 100

Quanto À “Burocracia”, Que Passos Tendes De Dar?

Parecem muitas coisas - tudo é mais simples quando os bébés são baptizados na Paróquia onde os pais residem - mas são fáceis de conseguir. A Igreja leva muito a sério a celebração dos sacramentos que são, verdadeiramente, o seu tesouro.

Saúda-vos e invoca sobre a vossa família a bênção de Deus, o

Cónego Armando Duarte