22.º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura do Livro de Josué (Dt 4,1-2.6-8)

Ideia principal: O Povo deve acolher a Palavra de Deus e deixar-se guiar por ela, já que as leis e preceitos de Deus são um caminho seguro para a para a vida em plenitude.

– O Livro do Deuteronómio, literariamente, apresenta-se como um conjunto de três discursos de Moisés pronunciados, já perto da sua morte, nas planícies de Moab, como uma espécie de “testamento espiritual”. A Leitura é tirada da parte final do 1º discurso, uma espécie de introdução, em que Moisés exorta os hebreus, tendo em vista os compromissos assumidos para com Deus e a sua felicidade, à observância da Lei.

– O trecho começa por recordar que a Lei de Deus é sagrada, tem um valor absoluto; porque é obra de Deus, não se pode mudar. Não se pode resumir, correndo o risco de eliminar alguma das suas exigências. Porém, o perigo maior, é a pretensão de se lhe acrescentar qualquer coisinha… Seria correr o risco de fazer passar como exigência de Deus o que, em vez disso, pode não passar da opinião de um qualquer “iluminado”.

– Está visto… a superioridade de Israel sobre as nações vizinhas não reside na força do seu exército, nem na pujança cultural do seu povo, mas na intimidade com o Deus único, misericordioso e providente, e na Lei tão cheia de sabedoria que d’Ele recebeu. Grande responsabilidade para os hebreus, já que de nada lhes aproveitaria se, por tão sábia Lei e tão justos preceitos não orientassem as suas vidas e a sua História.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus da Palavra, que por amor legaste ao Teu Povo, através do Teu Servo Moisés, leis e preceitos tão sábios! Palavra que mais tarde se fez carne em Teu Filho Jesus, nosso Salvador! Senhor, são tantas e tão confusas as leis que nos regem!!! Dá-me tino para distinguir a Palavra das palavras, a Lei das leis… só a Tua Palavra e os Teus preceitos são caminho seguro para a felicidade e para a vida em plenitude. Amem!

LEITURA I – Jos 24,1-2a.15-17.18b

Naqueles dias,
Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém.
Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes
e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus.
Josué disse então a todo o povo: «Se não vos agrada
servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir:
se os deuses que os vossos pais serviram no outro lado do rio,
se os deuses dos amorreus em cuja terra habitais.
Eu e a minha família serviremos o Senhor».
Mas o povo respondeu: «Longe de nós abandonar o Senhor
para servir outros deuses; porque o Senhor é o nosso Deus,
que nos fez sair, a nós e a nossos pais,
da terra do Egipto, da casa da escravidão.
Foi Ele que, diante dos nossos olhos, realizou tão grandes prodígios
e nos protegeu durante o caminho que percorremos
entre os povos por onde passámos.
Também nós queremos servir o Senhor,
porque Ele é o nosso Deus».