28º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 17,11-19)

Ideia principal: A “conversão” passa por percorrer um “caminho”, não raro, um longo “caminho”, durante o qual a palavra de Jesus vai atuando, até curar tudo aquilo que impede a vida em abundância.

– Lucas já havia referido esta subida de Jesus a Jerusalém por duas vezes: Lc 9,5 e 13,22. Neste domingo, uma terceira vez: “indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia (v. 11). Entrámos na última parte do percurso: 17,11-19,27. A localização geográfica do milagre, uma povoação da Samaria, corresponde à intenção universalista de Lucas… Os fariseus e os publicanos dizem que se salvam por terem Abrão por pai (cf. Mt 3,9); estão enganados… “em Jerusalém, na Samaria e até aos confins da terra”, o que salva os homens é a fé em Jesus Cristo, o nosso Mestre – “Jesus, tomando a palavra, disse ao homem: ‘Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou’” (vv 17.19).

– O milagre é concretiza-se à distância, durante o caminho, fruto da confiança daqueles leprosos na palavra de Jesus. O samaritano volta atrás e dá graças a Jesus: prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus, glorificando-O (cf. v.16). Reconhece que Jesus é Deus! Os outros nove, não voltaram para agradecer, talves por considerarem o sucedido uma coisa normal, atendendo a que eram filhos de Abraão. Jesus faz notar a ingratidão dos judeus; ser da raça de Abraão deveria ser até um motivo mais para dar graças a Deus!

Rezar a Palavra e contemplar o mistério

Jesus, Palavra eficaz! Não tocaste em nenhum dos leprosos, nem operastes um gesto de cura… Apenas disseste: – “Ide”!  No “caminho” ficaram limpos… todos. Mas só voltou atrás, ao Teu encontro e Te reconheceu como seu Salvador. A salvação de Deus chegou ao mundo e à vida dos homens. Jesus, meu Salvador faz da vida que me resta, um gesto de gratidão ao poder da Tua Palavra que me cura. Amem.

EVANGELHO – Lucas 17,11-19

Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém,
passava entre a Samaria e a Galileia.
Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos.
Conservando-se a distância, disseram em alta voz:
«Jesus, Mestre, tem compaixão de nós».
Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes».
E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra.
Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz,
e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer.
Era um samaritano.
Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez que ficaram curados?
Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse
para dar glória a Deus senão este estrangeiro?»
E disse ao homem:
«Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».