21.º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura do Livro de Josué (Jos 24,1-2a.15-17.18b)

Ideia principal: O Povo de Israel reunido em Siquém escolheu “servir o Senhor”, pois se deu conta, na sua história recente, que só de Jahwéh pode esperar a vida, a liberdade, o bem-estar e a paz.

– O Livro de Josué narra-nos o período que vai desde a entrada das tribos de Israel na Terra Prometida, após a libertação do Egito, até à morte de Josué, acontecimentos que tiveram lugar no séc. XII a.C. Os autores deuteronomistas aproveitam a história para fazer catequese, apelando ao povo que corresponda com fidelidade ao amor fiel de Deus. A 1ª leitura deste domingo é tirada do último capítulo do Livro de Josué. – Josué, recordemo-lo, depois da morte de Moisés, sucede-lhe. É ele que entra e conquista a Terra de Canaã, onde o povo hebreu conhece os deuses dos cananeus, “peritos” em proporcionar chuvas benéficas, colheitas abundantes e responsáveis pela fecundidade dos homens e dos animais. Jahwéh, como Deus “libertador”, é único… Mas neste novo contexto social e económico, o povo precisa de cultivar as terras e povoar o país… muitos estão seduzidos por Baal. Josué exige que o povo escolha quem deseja servir.

– “Servir” é a palavra-chave. No trecho que escutámos aparece catorze vezes. Servir ou não servir: Se não vos agrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir” (15a). Josué avança a sua escolha e a da sua família… O povo recorda as maravilhas que o Senhor operou e, convictamente, escolhe Jahwéh!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus Libertador, Tu queres ser servido por homens livres! Teu servo Josué e a sua família, escolheram servi-Te. Tal como o povo da Tua escolha: “Nós também serviremos o Senhor”. Não Te impuseste pela força… dispôs-se a servir-Te o povo que experimentou a Tua clemência e o Teu poder! E eu, pobre verme, a quem escolherei para servir e amar? Senhor, só em Ti posso encontrar a liberdade e a vida eterna! Amem

LEITURA I – Jos 24,1-2a.15-17.18b

Naqueles dias,
Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém.
Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes
e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus.
Josué disse então a todo o povo: «Se não vos agrada
servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir:
se os deuses que os vossos pais serviram no outro lado do rio,
se os deuses dos amorreus em cuja terra habitais.
Eu e a minha família serviremos o Senhor».
Mas o povo respondeu: «Longe de nós abandonar o Senhor
para servir outros deuses; porque o Senhor é o nosso Deus,
que nos fez sair, a nós e a nossos pais,
da terra do Egipto, da casa da escravidão.
Foi Ele que, diante dos nossos olhos, realizou tão grandes prodígios
e nos protegeu durante o caminho que percorremos
entre os povos por onde passámos.
Também nós queremos servir o Senhor,
porque Ele é o nosso Deus».