Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 20, 19-23)         

Ideia principal: É o Espírito Santo que nos permite superar o medo e as limitações e testemunhar ao mundo o amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

– Os Apóstolos estão reunidos mas ainda não se encontraram com o Ressuscitado. O “anoitecer”, as “portas fechadas”, o “medo”, são expressões que caracterizam uma comunidade desamparada, fechada, insegura e desorientada no meio de um ambiente hostil. Soprando sobre os Apóstolos, Jesus comunica-lhes o Espírito Santo, capacitando-os para testemunhar – com gestos e com palavras – o amor “que vai até ao fim”.

– O milagre do Pentecostes materializa-se na imagem das portas do cenáculo que se escancaram. Um grupo de indivíduos tímidos e medrosos, saem ao encontro do mundo, afrontando-o. O “estar juntos” não é a razão de ser duma comunidade… a comunhão é para a missão, para o anúncio da boa nova. É o Espírito Santo que catapulta a Igreja nascente para o meio da multidão, ou seja, para o lugar do exercício da sua missão.

– Que significa perdoar os pecados? É o poder, conferido pelo Espírito Santo a todos os discípulos, de purificar o mundo de todo o tipo de mal. Pode o perdão ficar retido? Sim, sempre que alguém, em vez de acolher o perdão que lhe é dado, se compraz no mal, não abrindo o coração à acção do Espírito Santo. O perdão também não se comunica quando o discípulo age em nome próprio e não na força do Espírito Santo.

 Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Bendito és Tu, ó Deus, dom do Teu Espírito que o Ressuscitado soprou sobre os Apóstolos, fazendo deles corajosos ministros da reconciliação. Peço-Te, Senhor, que me ensines a acolher o sopro da Ressurreição, o Espírito Santo que me faz Igreja, novo Corpo de Jesus; que a Tua Paz esteja em mim, por Jesus, vencedor de todas as formas de morte, e pelo Teu Espírito, que é perdão e santificação. Amem.

EVANGELHO – Jo 20,19-23

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas as portas da casa
onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus,
veio Jesus, colocou Se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco».
Dito isto, mostrou lhes as mãos e o lado.
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
Jesus disse-lhes de novo:
«A paz esteja convosco.
Assim como o Pai Me enviou,
também Eu vos envio a vós».
Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes:
«Recebei o Espírito Santo:
àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados;
e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».