Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 2, 1-12)
Ideia principal: Jesus é a “luz” que incarnou na nossa história para iluminar a noite do mundo e atrair a Si todos os povos da terra.
– O episódio da visita dos magos ao Menino de Belém faz parte do “Evangelho da Infância”; os factos nele narrados não são uma reportagem daquilo que aconteceu, mas uma catequese sobre Jesus e a Sua missão… Neste episódio interessa a Mateus, recorrendo a símbolos e imagens bem expressivos para a época, apresentar Jesus como o enviado de Deus Pai, que vem oferecer a salvação de Deus a toda a humanidade.
– A Estrela que nos céus desponta e o Rebento que entre nós germina, dizem-se em grego anatolê. Esta estrela que os seus olhos veem e os seus corações abrasa, orienta os passos dos magos para a verdadeira Estrela que desponta e para o Rebento que germina: o Menino, que encontram com Maria, Sua Mãe; e que, em contraponto, tanto perturba Herodes. Encontrando-O, adoram-nO, isto é, confiam-lhes as suas vidas!
– Os príncipes dos sacerdotes e os escribas, cortesãos de Herodes, são especialistas em Sagrada Escritura, mas não se deixam iluminar pela Palavra, e por isso não reconheceram o Messias. Diante a estrela e o rebento, que são o Menino, há aqueles que O adoram e se submetem, há os que ficam indiferentes e há os se Lhe opõem. O Menino é o mesmo, mas olhar pode ou não estar iluminado pela Palavra…
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Gentios todos, corramos até Belém, pois hoje é o dia da nossa festa! Espera-nos o Salvador e Senhor! Jesus, trago-Te o meu ouro, pois sois o meu Rei. Trago-Te o incenso da minha vida para oferecê-lo em sacrifício perfumado. Trago-Te a minha mirra para embalsamar o meu corpo na jubilosa esperança da ressurreição. Trago-te a minha vida e prostro-me a Teus pés, em adoração! Amem
EVANGELHO – Mt 2, 1-12
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.