III Domingo do Tempo Comum – Ano B

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 1, 14-20)

Ideia principal: Deus ama cada homem e cada mulher e chama-os à vida plena e verdadeira. A resposta a esse chamamento passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus.

– No Evangelho de Marcos, as primeiras palavras de Jesus… Como poderíamos não lhes dar atenção? O primeiro dito de Jesus articula-se em duas declarações inseparáveis: «Cumpriu-se o tempo» e «está próximo o reino de Deus». Deus intervém para transformar o tempo cronológico num tempo de graça, grávido de alegria e de esperança. Fica claro que o Evangelho é, em primeiro lugar, anúncio da iniciativa divina.

– Só depois de assinalar quanto Deus já fez e está a fazer em nosso favor, gratuitamente e por Sua iniciativa, saem da boca de Jesus aqueles dois imperativos: «Arrependei-vos (convertei-vos) e acreditai no Evangelho», que exprimem tudo o que compete aos homens fazer para corresponderem ao kairós (tempo da graça) resultante da intervenção definitiva de Deus em seu favor.

– Jesus viu Simão e André, Tiago e João, e chamou-os: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens»… Aquele ver e fazer de Jesus –  ver e fazer que fazem acontecer… – repetidos e dirigidos por Jesus a mulheres e homens de todos os tempos e lugares. «Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O»… sem reticências, nem calculismos!!! Quem pode dar uma ordem assim? Quem merece uma tal confiança?

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Senhor, quero deixar-me comprometer pelo Teu convite e re-fazer (converter) pela intensidade do Teu olhar e pela Tua Palavra. À luz do teu amor até ao fim, faz-me cair na conta do meu egoísmo e da minha ganância; com a bitola da humildade, denuncia a minha arrogância… Senhor, com autoridade me chamas pelo próprio nome! Cheio de confiança, quero seguir-Te sem hesitações nem calculismos. Amem.         

EVANGELHO – Mc 1, 14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo:
«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus.
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens».
Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O.
Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes;
e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.