Leitura do Livro do Deuteronómio (Dt 6, 2-6)
Ideia principal: O amor, vivido nas suas duas vertentes – a Deus e aos irmãos – resume a experiência de fé do discípulo de Jesus.
– O Deuteronómio é aquele “livro da Lei” ou “livro da Aliança” descoberto no Templo de Jerusalém no 18° ano do reinado de Josias (622 a.C.) (cf. 2 Re 22). O texto deste Domingo (6, 2-6), o famoso Xemá (escuta) Israel, é o chão do Evangelho que vamos escutar (Mc 12, 28-34): a resposta por Jesus ao escriba remete para o Xemá, onde Deus pede um amor total, que comprometa a pessoa por inteiro.
– O crente ideal (o que “teme o Senhor”), é aquele que está disposto a renunciar à auto-suficiência e, com total confiança, se entrega nas mãos de Deus, aceita as suas propostas, e assume os mandamentos do Senhor como caminho seguro e verdadeiro para chegar à vida em plenitude, à Felicidade. Àquele que aceita viver no “temor do Senhor”, o autor promete vida em abundância.
– O Escuta, Israel, que os israelitas piedosos ainda hoje rezam três vezes ao dia, começa com a profissão de fé na unicidade de Deus – Ele é o único Senhor! Muito pior que o ateísmo, é a idolatria, que leva o homem prostrar-se diante de “bezerros de oiro”. Só a Deus amarás! Como se ama Deus? Aceitando a salvação que Ele nos oferece, já que a única coisa que interessa a Deus é a felicidade do homem.
Rezar a partir da Palavra
Senhor, recordas-me hoje, através de Moisés, que temer, escutar, amar e praticar é o caminho para o Céu e para a Felicidade, já aqui na terra. É o primeiro mandamento… mas Jesus, ensina que o primeiro mandamento é feito de dois amores entrelaçados: amar a Deus e ao próximo. Ó Deus, que eu Te ame com a totalidade do meu ser, condição necessária para amar o próximo, sem o instrumentalizar. Amem.
LEITURA I – Dt 6, 2-6
Moisés dirigiu-se ao povo, dizendo:
«Temerás o Senhor, teu Deus, todos os dias da tua vida,
cumprindo todas as suas leis e preceitos que hoje te ordeno,
para que tenhas longa vida,
tu, os teus filhos e os teus netos.
Escuta, Israel, e cuida de pôr em prática
o que te vai tornar feliz e multiplicar sem medida na terra onde corre leite e mel,
segundo a promessa que te fez o Senhor,
Deus de teus pais. Escuta, Israel:
o Senhor nosso Deus é o único Deus.
Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração,
com toda a tua alma e com todas as tuas forças.
As palavras que hoje te prescrevo
ficarão gravadas no teu coração».