33º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura da Profecia de Daniel (Dan 12,1-3)

Ideia principal: Está a chegar o tempo da intervenção libertadora de Deus! É esta a esperança que deve sustentar a perseverança dos justos, apesar da perseguição e da prova.

– Tudo começou em 333 a.C… Alexandre da Macedónia derrotou os Persas, que dominavam a Palestina. Alexandre tinha um ideal: o “oikouméne”, isto é, a humanidade seria uma grande família unida sob uma só lei divina. Porém, Alexandre morreu em 323 a. C. e os seus generais não prosseguiam os mesmos ideais. A Palestina, a partir do ano 200 a. C, ficou o domínio dos selêucidas. No reinado de Antíoco IV Epífanes (174-164 a.C.), o tirano, com violência, tudo faz para asfixiar a cultura e as tradições dos judeus.

– O Livro de Daniel surge neste contexto e inaugura a literatura apocalíplica. O seu autor, um judeu fiel, conta a história de Daniel, um exilado na Babilónia que, em ambiente adverso, manteve a sua fé. Fá-lo numa linguagem apocalítica, usando imagens misteriosas, compreensíveis apenas aos seus destinatários.

– Tendo como cenário a terrível perseguição antijudaica iniciada em 167 a. C. por Antíoco IV Epifânio – comparável à angústia causada pelas calamidades e perseguições de qualquer época – o autor do Livro de Daniel, ao estilo apocalíptico, faz-nos dar o salto para o final dos tempos… a salvação virá de Deus, por mediação de Miguel, o chefe dos Anjos, e está reservada os justos inscritos no livro de Deus.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, que recompensas com a “vida eterna” todos os que permanecem firmes na fé. Como eles, resplandeça um dia com a luminosidade do firmamento! Possa ser, por Tua graça, mais uma estrela a brilhar no firmamento. Partilhe eu a esperança que sustenta os justos nas provações desta vida: a vida transfigurada que tens reservada para aqueles cujo nome estiver inscrito no livro da vida. Amem.

LEITURA I – Dan 12,1-3

Naquele tempo, surgirá Miguel,
o grande chefe dos Anjos,
que protege os filhos do teu povo.
Será um tempo de angústia,
como não terá havido até então,
desde que existem nações.
Mas nesse tempo, virá a salvação para o teu povo,
para aqueles que estiverem inscritos no livro de Deus.
Muitos dos que dormem no pó da terra acordarão,
uns para a vida eterna,
outros para a vergonha e o horror eterno.
Os sábios resplandecerão como a luz do firmamento
e os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justiça
brilharão como estrelas por toda a eternidade.